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Título:
Avaliação do ensino-aprendizagem na educação
profissional na área de agropecuária: a experiência
do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros
Resumo: Este trabalho,
inserido na linha de Pesquisa Metodologia do Ensino e da Pesquisa para
a Educação Agrícola: do Programa de Pós-Graduação
em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro-RJ-Brasil, procurou investigar as práticas
pedagógicas da avaliação do processo ensino-aprendizagem,
a partir das reformas da educação profissional no Campus
Barreiros do Instituto Federal de Pernambuco, tendo como foco o ensino
técnico na área de Agropecuária, a partir da implantação
da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394 de 1996, do ensino por
competência e avaliação formativa. Tais concepções
estão propostas nas diretrizes educacionais da instituição,
privilegiando a avaliação do desempenho do aluno de forma
contínua e cumulativa, e, prevalecendo os aspectos qualitativos
sobre os quantitativos. Foram sujeitos 14 professores do Quadro permanente
do IFPE - Campus Barreiros, na área de Agropecuária. Trata-se
de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida no 1º semestre
letivo de 2009, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário,
composto de uma parte de caracterização dos sujeitos e outra
com questões abertas sobre o tema. A análise das respostas
revelou que não houve entendimento da proposta de avaliação
como diagnóstico por grande parte dos sujeitos. Os avanços
quanto ao entendimento foram mais representativos, no conjunto dos professores,
quando se referem às diferentes formas de avaliar o aluno e de
organizar e arquivar informações oriundas do processo avaliativo.
O mesmo não ocorre quando se trata de apontar formas de registro
dessas informações e procedimentos para recuperação
do aluno. |
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