Patricia Nascimento da Silva Dissertação na íntegra
 

Título: O agir comunicativo de Habermas e o ensino de informática: possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar no IFRS – Campus Sertão.

Resumo: Tomando como parâmetro uma experiência prática realizada com turmas de segunda série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no IFRS – Campus Sertão, percebeu-se que a prática pedagógica existente no referido curso não se efetiva de fato como integrada. Assim partiu-se para estudos sobre inter e transdisciplinaridade, o agir comunicativo de Habermas e percebeu-se que a internet seria uma ferramenta potencializadora de espaços de diálogos. Estudou-se conceitos de tecnologia, informática na educação como espaço interdisciplinar, e a internet como ferramenta do agir comunicativo. A partir de questionários distintos aplicados ao grupo de professores e alunos traçou-se um mapa tecnológico do campus, verificando que existem computadores e internet disponíveis 24 horas por dia; verificou-se que os grupos pesquisados, alunos e professores, conhecem e fazem uso desses recursos, porém sem utilização como recurso didático e verificou-se o nível de envol-vimento de professores e alunos com as várias ferramentas tecnológicas. A partir dos dados levantados foi sugerida uma proposta metodológica que traz para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio a oportunidade de fazer um ensino inter/transdisciplinar que envolve temas transversais, uso da internet como ferramenta facilitadora de diálogo, o agir comunicativo como base filosófica de discussão e consenso e conceitos de tecnologia.