|
Título:
O agir comunicativo de Habermas e o ensino de informática: possibilidades
de uma ação educativa de cunho interdisciplinar no IFRS
– Campus Sertão.
Resumo: Tomando como parâmetro
uma experiência prática realizada com turmas de segunda série
do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio,
no IFRS – Campus Sertão, percebeu-se que a prática
pedagógica existente no referido curso não se efetiva de
fato como integrada. Assim partiu-se para estudos sobre inter e transdisciplinaridade,
o agir comunicativo de Habermas e percebeu-se que a internet seria uma
ferramenta potencializadora de espaços de diálogos. Estudou-se
conceitos de tecnologia, informática na educação
como espaço interdisciplinar, e a internet como ferramenta do agir
comunicativo. A partir de questionários distintos aplicados ao
grupo de professores e alunos traçou-se um mapa tecnológico
do campus, verificando que existem computadores e internet disponíveis
24 horas por dia; verificou-se que os grupos pesquisados, alunos e professores,
conhecem e fazem uso desses recursos, porém sem utilização
como recurso didático e verificou-se o nível de envol-vimento
de professores e alunos com as várias ferramentas tecnológicas.
A partir dos dados levantados foi sugerida uma proposta metodológica
que traz para o curso Técnico em Agropecuária Integrado
ao Ensino Médio a oportunidade de fazer um ensino inter/transdisciplinar
que envolve temas transversais, uso da internet como ferramenta facilitadora
de diálogo, o agir comunicativo como base filosófica de
discussão e consenso e conceitos de tecnologia. |
|