Oscilene Simões Marques Dissertação na íntegra
 

Título: Análise curricular da implementação da reforma da educação profissional na Escola Agrotécnica Federal de Colatina - ES

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a implementação curricular proposta pela reforma da educação profissional especificamente na Escola Agrotécnica Federal de Colatina/ES, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases n.° 9394/96. A pesquisa surgiu da observação das mudanças estruturais e curriculares promovidas na EAF-Colatina e dos resultados do Seminário de Avaliação do Curso Técnico em Agropecuária - Habilitação em Agropecuária, com 90 alunos concludentes do referido curso. Foram discutidos temas como o perfil do técnico, os objetivos do curso, o aproveitamento e validade do curso e fez-se a aplicação de questionário avaliativo, cujos resultados apontaram insegurança para atuarem em situações que envolviam os conteúdos dos cursos, sendo considerado regular por 78% dos alunos. Partindo dos dados colhidos, decidiu-se investigar o que efetivamente mudou no processo, quais crescimentos e quais deficiências são perceptíveis, que alterações curriculares ocorreram a participação dos atores (docentes, discentes e gestores) nesse processo. A metodologia adotada engloba a pesquisa bibliográfica com estudos de referências teóricas, dos documentos oficiais referentes à evolução curricular e a Legislação Educacional e todos os aparatos legais que constituem a Reforma da Educação Profissional de nível técnico. Utiliza-se também a observação, a aplicação de questionários a alunos concludentes nos anos de 2002 e 2003 e entrevistas com docentes e gestores do departamento educacional. Inicialmente faz-se um histórico da EAF-COL com enfoque na evolução curricular. A seguir analisa-se a Reforma da Educação Profissional Agrícola, através de seus aparatos legais e como esta se efetivou na Escola, infocando a operacionalização e o envolvimento dos sujeitos no processo. Num terceiro momento destaca-se a análise dos modelos curriculares da educação profissional agrícola, especificamente o sistema escola-fazenda e a proposta curricular da reforma da Educação Profissional agrícola em vigor. Finalmente apresentam-se os resultados dos seminários de avaliação do curso, a posição do docente no processo de mudanças e considerações críticas a respeito do processo.