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Título:
Análise curricular da implementação da reforma da
educação profissional na Escola Agrotécnica Federal
de Colatina - ES
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo
principal analisar a implementação curricular proposta pela
reforma da educação profissional especificamente na Escola
Agrotécnica Federal de Colatina/ES, após a promulgação
da Lei de Diretrizes e Bases n.° 9394/96. A pesquisa surgiu da observação
das mudanças estruturais e curriculares promovidas na EAF-Colatina
e dos resultados do Seminário de Avaliação do Curso
Técnico em Agropecuária - Habilitação em Agropecuária,
com 90 alunos concludentes do referido curso. Foram discutidos temas como
o perfil do técnico, os objetivos do curso, o aproveitamento e
validade do curso e fez-se a aplicação de questionário
avaliativo, cujos resultados apontaram insegurança para atuarem
em situações que envolviam os conteúdos dos cursos,
sendo considerado regular por 78% dos alunos. Partindo dos dados colhidos,
decidiu-se investigar o que efetivamente mudou no processo, quais crescimentos
e quais deficiências são perceptíveis, que alterações
curriculares ocorreram a participação dos atores (docentes,
discentes e gestores) nesse processo. A metodologia adotada engloba a
pesquisa bibliográfica com estudos de referências teóricas,
dos documentos oficiais referentes à evolução curricular
e a Legislação Educacional e todos os aparatos legais que
constituem a Reforma da Educação Profissional de nível
técnico. Utiliza-se também a observação, a
aplicação de questionários a alunos concludentes
nos anos de 2002 e 2003 e entrevistas com docentes e gestores do departamento
educacional. Inicialmente faz-se um histórico da EAF-COL com enfoque
na evolução curricular. A seguir analisa-se a Reforma da
Educação Profissional Agrícola, através de
seus aparatos legais e como esta se efetivou na Escola, infocando a operacionalização
e o envolvimento dos sujeitos no processo. Num terceiro momento destaca-se
a análise dos modelos curriculares da educação profissional
agrícola, especificamente o sistema escola-fazenda e a proposta
curricular da reforma da Educação Profissional agrícola
em vigor. Finalmente apresentam-se os resultados dos seminários
de avaliação do curso, a posição do docente
no processo de mudanças e considerações críticas
a respeito do processo. |
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