Nelson Duarte da Silva Dissertação na íntegra
 

Título: PROEJA segundo seus docentes.

Resumo: O texto faz uma reflexão sobre o PROEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos, implantado no Brasil em 2005, pelo Decreto nº 5.478. Em 2006, o governo Lula emitiu um decreto estabelecendo que o PROEJA seria um programa de inclusão social e faria parte da política da reforma do ensino profissional do país, direcionado a uma camada da população excluída da educação regular que ultrapassou a idade  de escolarização. Diante desta realidade, esta pesquisa tem como objetivo constatar o nível de qualificação, motivação e a visão dos docentes que atuam ou estão envolvidos nesse programa, tendo em vista a expectativa  gerada   na   comunidade escolar ao possibilitar, com  esta política educacional,  o resgate de uma dívida social acumulada ao longo do tempo junto às camadas populares. Ao completar quatro anos da data da publicação do Decreto de criação do PROEJA, buscamos nesta pesquisa, conhecer os programas de inclusão social implantados no governo Lula e diagnosticar a situação do PROEJA na visão de seus docentes. Por ser instituído por um Decreto, o PROEJA foi implantado nas instituições federais de ensino às pressas e sem  tempo de qualificação  dos docentes, causando impacto aos profissionais que nele deveriam atuar, pois era uma modalidade de ensino muito diferente da que  era tradicionalmente oferecida Surge assim, uma questão:  Qual é o nível de qualificação oferecida aos docentes para atuarem no PROEJA sem comprometer a qualidade imposta pelo Decreto de implantação? O objetivo é verificar se os Docentes atuantes no Programa de Formação Integrada ao Ensino Profissional oferecido no IFRS - Câmpus Sertão e IFFarroupilha - Câmpus São Vicente do Sul, obtiveram qualificação no âmbito do PROEJA, para atuar no programa de forma consciente e satisfatória para formar profissionais qualificados para se inserirem no mercado de trabalho com condições de ingresso e permanência nesse mercado. Para a investigação proposta, tomamos como instrumentos de coleta de dados a literatura sobre o tema, fontes bibliográficas primárias, documentos oficiais e realizamos a aplicação de entrevista ao grupo de docentes envolvidos com o objetivo de verificar se tiveram oportunidade de qualificação, em que nível e constatar o grau de motivação para atuar no PROEJA em seu Câmpus.