Nelsi Sabedot Dissertação na íntegra
 

Título: Importância das aulas teóricas no processo de ensino-aprendizagem – Estudo de caso da disciplina de tecnologia de frutas e derivados: discutindo a relação teoria e prática

Resumo: O presente estudo procurou identificar os elementos que dessem sustentação para uma associação a cerca do processo ensino-aprendizagem entre teoria e práticas no âmbito das atividades práticas experimentais desenvolvidas nas aulas de tecnologia de produtos vegetais e derivados no ensino da educação profissional Técnico em Alimentos do IFE-Concórdia – SC. Tendo como objetivo estabelecer que a utilização da relação das aulas teóricas e práticas no desenvolvimento do pensamento crítico do estudante no momento da construção e reconstrução do conhecimento, possibilitem ao discente o aperfeiçoamento de seu processo de aprendizagem. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, e que as passagens da vida são marcadas por constantes aprendizagens, assim o indivíduo será o resultado de suas potencialidades. Desenvolveu-se pesquisa bibliográfica e construíram-se conhecimentos importantes à elaboração de figo em calda dentro das normas técnicas de processamento. Os resultado da pesquisa bibliográfica mostram que os estudantes atuaram como instrumentos expressos de promover o desenvolvimento individual de seus integrantes, produzindo aprendizagem na medida em que os conhecimentos foram se construídos e organizados na primeira aula prática, depois no estudo de teoria seguindo a segunda aula prática. Os estudantes aprenderam melhor e demonstraram maiores satisfação quando se sentiram fazendo parte do processo de aprendizagem e não apenas recebendo os conhecimentos passivamente. A investigação decorre de teste de conhecimento semi estruturados cujos dados coletados apontaram que a turma de estudantes investigada atribui importância as aulas teóricas antes das aulas práticas experimentais e que tais atividades devem ser administradas após o estudo da teoria (conteúdos). Conclui-se que o ato de ensinar e aprender envolve sempre uma compreensão bem mais abrangente do que o espaço restrito do professor na sala de aula ou as atividades desenvolvidas pelos estudantes. Todo trabalho deve ser planejado para evitar a improvisação. O professor que planeja competência engaja o compromisso com as transformações sociais.