|
Título:
Importância das aulas teóricas no processo
de ensino-aprendizagem – Estudo de caso da disciplina de tecnologia
de frutas e derivados: discutindo a relação teoria e prática
Resumo: O presente estudo
procurou identificar os elementos que dessem sustentação
para uma associação a cerca do processo ensino-aprendizagem
entre teoria e práticas no âmbito das atividades práticas
experimentais desenvolvidas nas aulas de tecnologia de produtos vegetais
e derivados no ensino da educação profissional Técnico
em Alimentos do IFE-Concórdia – SC. Tendo como objetivo estabelecer
que a utilização da relação das aulas teóricas
e práticas no desenvolvimento do pensamento crítico do estudante
no momento da construção e reconstrução do
conhecimento, possibilitem ao discente o aperfeiçoamento de seu
processo de aprendizagem. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos
processos cognoscitivos de aprendizagem, e que as passagens da vida são
marcadas por constantes aprendizagens, assim o indivíduo será
o resultado de suas potencialidades. Desenvolveu-se pesquisa bibliográfica
e construíram-se conhecimentos importantes à elaboração
de figo em calda dentro das normas técnicas de processamento. Os
resultado da pesquisa bibliográfica mostram que os estudantes atuaram
como instrumentos expressos de promover o desenvolvimento individual de
seus integrantes, produzindo aprendizagem na medida em que os conhecimentos
foram se construídos e organizados na primeira aula prática,
depois no estudo de teoria seguindo a segunda aula prática. Os
estudantes aprenderam melhor e demonstraram maiores satisfação
quando se sentiram fazendo parte do processo de aprendizagem e não
apenas recebendo os conhecimentos passivamente. A investigação
decorre de teste de conhecimento semi estruturados cujos dados coletados
apontaram que a turma de estudantes investigada atribui importância
as aulas teóricas antes das aulas práticas experimentais
e que tais atividades devem ser administradas após o estudo da
teoria (conteúdos). Conclui-se que o ato de ensinar e aprender
envolve sempre uma compreensão bem mais abrangente do que o espaço
restrito do professor na sala de aula ou as atividades desenvolvidas pelos
estudantes. Todo trabalho deve ser planejado para evitar a improvisação.
O professor que planeja competência engaja o compromisso com as
transformações sociais. |
|