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Título:
O êxodo rural em Colorado do Oeste e as implicações
da educação ambiental do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
- IF - RO
Resumo: A sobrevivência humana
está ligada ao equilíbrio ambiental em que está inserida
e os fatores considerados de ordem natural desequilibrados interferem
na sua relação com a ordem sócio-econômica
da região onde os problemas ocorrem. A região entre o Mato
Grosso e Rondônia tem na agricultura e pecuária as principais
alternativas econômicas, e as ações antrópicas
ocorridas na região têm provocado modificações
nos fatores de ordem natural. Os valores constituídos historicamente,
os recursos financeiros individuais, tecnológicos e o desconhecimento
têm determinado o ritmo com que a degradação tem ocorrido
na região. O foco do estudo é o cone sul do Estado de Rondônia
e o objetivo do trabalho foi determinar como os proprietários rurais
que se instalaram na região no início da ocupação
do Estado, observaram as modificações ocorridas no meio
ambiente e como estas modificações influíram nos
sentimentos de topofilia e desiderabilidade levando ao êxodo rural.
Também se procurou verificar se a Instituição Federal
de Ensino Agrícola instalada há 15 anos na região
participou dos anseios desses pequenos proprietários com relação
às mudanças ambientais na região. A metodologia utilizada
para a obtenção da visão dos proprietários
rurais quanto às questões ambientais na região foi
entrevista previamente estruturada. Na pesquisa junto aos proprietários
rurais foram analisados os perfis e selecionados para a entrevista aqueles
mais antigos na região e que tivessem suas propriedades o mais
próximo possível da Instituição de Ensino.
Dentro da Instituição de Ensino, com os alunos provindos
da zona rural foram realizados questionamentos sobre o envolvimento destes
com os acontecimentos que ocorrem no entorno da Instituição.
Verificou-se a dificuldade em definir o que é desenvolvimento e
o que é degradação ambiental. Há um conhecimento
sobre as questões ambientais e certa sensibilidade com relação
ao tema, mas há também desencontro de informações
que podem ser consideradas importantes no futuro próximo da região.
Para os proprietários rurais do entorno da Instituição,
durante todos estes anos que estão na região, modificações
ambientais foram contornadas através da criatividade e da necessidade
de continuarem a sobreviver no local. As questões ambientais não
foram trabalhadas em conjunto com a Instituição de Ensino
Agrícola Local, esta permanecendo desconhecida para a maioria dos
entrevistados. Quanto às atividades dos alunos dentro da Instituição
de Ensino não houve por parte da Instituição o cuidado
de registrar as atividades que são realizadas por eles no cotidiano
escolar, nem são avaliadas estas atividades realizadas enquanto
Educação Ambiental ou não. Os conteúdos das
disciplinas são os predeterminados pelo governo e não há
preocupação com os conhecimentos que estes alunos trazem
de sua vivência fora da Instituição. Aqueles que residem
na região, independente de proprietários rurais ou alunos
da escola esperam desenvolvimento, e isto significa mais emprego e aumento
da qualidade de vida. Ficar ou não na região depende necessariamente
da questão manutenção das famílias empregadas,
mesmo que isto custe degradação ambiental ou deixar para
traz tudo o que sonharam e construíram. |
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