Natália Santiago de Menezes Dissertação na íntegra
 

Título: As consequências educativas da implantação de sistemas agroflorestais no Assentamento Nova Aurora-GO e da relação escola (IF Goiano - Campus Ceres) - comunidade

Resumo: Este trabalho é resultado da necessidade do indivíduo inserido em uma dada realidade pensar e agir na mudança de sues atitudes frente ao uso do espaço, tendo como principal vertente de ação a construção de uma cultura do sustentabilidade socioambiental, na qual as necessidades do grupo prevaleçam sobre a equivocada necessidade do indivíduo. Tendo como contexto de pesquisa as atividades realizados pelo Projeto Águas do Cerrado, em que o Instituto Federal Goiano - Campos Ceres ama como parceiro, com ênfase na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), avaliou-se a as consequências educativos do desenvolvimento desse projeto ambiental na comunidade do Assentamento Nova Aurora, localizado no município de Santa Isabel, Goiás. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa baseou- se na abordagem qualitativa de dados coletados por observação participante, revisão de literatura, pesquisa em fontes primárias, análise do questionários aplicados às pessoas que estiveram diretamente ligadas à execução do projeto e de entrevistas a uma amostra das famílias afetadas pelo projeto, onde foram abordados temas para avaliar a percepção e as representações sobre o ambiente em que vivem e as ações do projeto, entre elas a implantação de SAFs para recuperação de áreas degradadas bem como da atuação do IFGoiano-Campus Ceres no assentamento. Os resultados demonstram que os assentados foram sensibilizados e tiveram sua percepção ambiental mudada pelas ações do projeto. Hoje eles estão motivados e já percebem a necessidade de preservar o que existe e agir para a recuperação das áreas que já receberam com passivos ambientais, mas esse processo é dependente da disponibilidade de apoio técnico e finaceiro e do um processo contínuo de educação ambiental que estabeleça uma nova ética na relação sociedade-natureza. Nesse contexto a relação entre o IFGoiano- Campus Ceres e o assentamento apresenta potencial para catalisar esse processo de troca e construção de conhecimento, gerando benefícios para os assentados e para os estudantes, através da vivência nos processos de interação entre escola e comunidade.