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Título:
As consequências educativas da implantação de sistemas
agroflorestais no Assentamento Nova Aurora-GO e da relação
escola (IF Goiano - Campus Ceres) - comunidade
Resumo: Este trabalho é resultado
da necessidade do indivíduo inserido em uma dada realidade pensar
e agir na mudança de sues atitudes frente ao uso do espaço,
tendo como principal vertente de ação a construção
de uma cultura do sustentabilidade socioambiental, na qual as necessidades
do grupo prevaleçam sobre a equivocada necessidade do indivíduo.
Tendo como contexto de pesquisa as atividades realizados pelo Projeto
Águas do Cerrado, em que o Instituto Federal Goiano - Campos Ceres
ama como parceiro, com ênfase na implantação de Sistemas
Agroflorestais (SAFs), avaliou-se a as consequências educativos
do desenvolvimento desse projeto ambiental na comunidade do Assentamento
Nova Aurora, localizado no município de Santa Isabel, Goiás.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa baseou-
se na abordagem qualitativa de dados coletados por observação
participante, revisão de literatura, pesquisa em fontes primárias,
análise do questionários aplicados às pessoas que
estiveram diretamente ligadas à execução do projeto
e de entrevistas a uma amostra das famílias afetadas pelo projeto,
onde foram abordados temas para avaliar a percepção e as
representações sobre o ambiente em que vivem e as ações
do projeto, entre elas a implantação de SAFs para recuperação
de áreas degradadas bem como da atuação do IFGoiano-Campus
Ceres no assentamento. Os resultados demonstram que os assentados foram
sensibilizados e tiveram sua percepção ambiental mudada
pelas ações do projeto. Hoje eles estão motivados
e já percebem a necessidade de preservar o que existe e agir para
a recuperação das áreas que já receberam com
passivos ambientais, mas esse processo é dependente da disponibilidade
de apoio técnico e finaceiro e do um processo contínuo de
educação ambiental que estabeleça uma nova ética
na relação sociedade-natureza. Nesse contexto a relação
entre o IFGoiano- Campus Ceres e o assentamento apresenta potencial para
catalisar esse processo de troca e construção de conhecimento,
gerando benefícios para os assentados e para os estudantes, através
da vivência nos processos de interação entre escola
e comunidade. |
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