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Título:
Alunos com deficiência física dos Campi do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, nas
aulas de educação física: análise das condições
de acessibilidade física e das práticas pedagógicas
Resumo: Esse estudo teve por finalidade
analisar as condições de acessibilidade física dos
três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de Roraima, bem como as práticas pedagógicas
dos professores de educação física do Campus Boa
Vista no atendimento dos alunos com deficiência física. Para
tanto, além das análises das condições físicas
dos campi, abordamos questões relacionadas à formação
dos professores e suas práticas pedagógicas, identificando
o conhecimento desses professores acerca do processo inclusivo no Brasil,
como um ponto de partida para o atendimento do aluno com deficiência
física, no sentido de problematizarmos a preparação
para atender esses alunos. A acessibilidade física dos Campi possibilitou
a participação desses alunos nas aulas de educação
física e nas atividades do cotidiano da Instituição.
Esta preocupação possibilitou um maior conhecimento no que
se refere ao atendimento dos alunos deficientes físicos no Campus
Boa Vista e revelou alguns problemas de estrutura física não
acessível aos alunos nos Campus Amajari, Boa Vista e Novo Paraíso,
que possibilitará o desenvolvimento de adequação
física para o atendimento de todos os alunos. Problematizamos questões
relacionadas à prática pedagógica do professor de
educação física que atende os alunos deficientes
físicos e observamos que existem algumas possibilidades de um novo
pensar na elaboração do planejamento para que todos os alunos
possam participar das atividades físicas. A inclusão social
e a inclusão escolar devem ocorrer, em um sentido que não
force a sociedade através de leis, mas sim possibilitando as pessoas
o conhecimento de todo o movimento inclusivo e democrático do Brasil.
Esta pesquisa teve como sujeitos os professores de educação
física dos cursos técnicos integrados ao ensino médio
e os alunos deficientes físicos do Campus Boa Vista. Pudemos observar,
nas entrevistas, que os professores de educação física
do Campus Boa Vista, que atendem aos alunos deficientes físicos
não estão preparados para atendê-los, embora exista
o interesse em adquirir os conhecimentos na área da educação
física adaptada. Esta situação deve-se, principalmente,
à falta de preparação na formação desses
professores, pois não tiveram na formação inicial
os conhecimentos necessários para que fosse possível o atendimento
inclusivo nas atividades de educação física. Observamos
também que, segundo relatos dos alunos nas entrevistas, os planejamentos
não estão adequados para que todos participem, sem a caracterização
da condição física dos alunos. No que se refere à
acessibilidade física constatamos através de registro fotográfico
que vários espaços nos ambientes dos três Campi não
estão de acordo com a NBR ABNT NBR 9050:2004, precisando de adequações
às condições físicas de todos, ou seja, permitindo
que todos os alunos possam usufruir o bem público sem que haja
barreiras arquitetônicas que possam impedir a participação
dos mesmos no dia a dia social da escola. |
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