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Título:
Português para quê, se o objetivo é ser técnico?"
- Desafios para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa no
ensino agrícola
Resumo: Muitos estudiosos da área
de ensino da língua materna têm se voltado para os problemas
e dificuldades encontradas no ensino de língua portuguesa de um
modo geral. Buscando contribuir para melhorar esse cenário, a presente
pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, objetivou conhecer e evidenciar
as percepções dos alunos e egressos dos Cursos Técnicos
de Agropecuária da modalidade Integrada ao Ensino Médio
no Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha,
RS, acerca da importância da disciplina em sua formação
técnica. Devido à complexidade do tema, a pesquisa necessitou
de uma fundamentação teórica inter e transdisciplinar.
Para tanto, utilizou trabalhos da área da educação,
da linguística aplicada, além dos documentos oficiais (PCNs)
propriamente ditos. A análise documental, a aplicação
de entrevistas semiestruturadas e a tabulação dos dados,
subsidiaram metodologicamente esta dissertação. As teorias
referendadas, bem como as respostas das entrevistas aplicadas, direcionaram
a pesquisa para questões voltadas à necessidade de contextualização
de conteúdos e exploração de aspectos inter e transdisciplinares
no processo educacional. Ficou evidente que, a partir do momento que o
professor utiliza uma abordagem interdisciplinar em sua prática
pedagógica e traz para a sala de aula situações com
as quais os alunos se identificam, ou seja, a contextualização,
melhores condições de aprendizado emergem como decorrência
das relações estabelecidas entre aquilo que o aluno aprende
e o seu contexto sociocultural. Dessa forma, com base nas concepções
apresentadas no referencial teórico e nas manifestações
dos informantes, ressalta-se a importância de ações
pedagógicas que insiram o aluno no mundo real, tornando-o capaz
de analisar os fatos sociais, entendê-los e manifestarem-se a respeito,
com a capacidade de comunicação e de argumentação
adquirida, em grande parte, por meio do aprendizado da Língua Portuguesa.
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