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Título:
Educação de jovens e adultos no município de Senhor
do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a
evasão escolar
Resumo: Este estudo tem como objetivo
investigar a prática docente e sua relação com o
fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA -
Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor
do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente
favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado
pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista
em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às
camadas populares, clientela excluída sob aspectos socioeconômico
e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente "marcada"
por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira
a condição de excluídos, não exercendo o seu
direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida
pelas instituições públicas de ensino. Diante desse
contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal
desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática
docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem
grande significado no processo de construção do conhecimento
e, sobretudo, na formação educacional do cidadão,
podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na
escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios
da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada
"estudo de caso", no campo empírico representado por
professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal
do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª série).
Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação
em classe, entrevistas, narrativas, questionários semi-estruturados
e análise documental. Os resultados apontam para uma prática
docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui
para minimizar o elevado índice de evasão escolar. |
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