Miguel Rodrigues de Almeida Dissertação na íntegra
 

Título: Educação de jovens e adultos no município de Senhor do Bonfim-BA: relação entre a prática docente e a evasão escolar

Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a prática docente e sua relação com o fenômeno da evasão escolar na modalidade de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de Senhor do Bonfim-BA. O elevado índice de abandono escolar vem sistematicamente favorecendo e ampliando o processo de exclusão social, acirrado pela globalização e pelo modelo neoliberal e capitalista em nosso país. A EJA atende aos jovens e adultos pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea, historicamente "marcada" por profundas desigualdades sociais. Evadidos da escola, agrava-se sobremaneira a condição de excluídos, não exercendo o seu direito de permanecer e progredir na educação formal, oferecida pelas instituições públicas de ensino. Diante desse contexto, surgiu nossa preocupação e o motivo principal desta pesquisa, fazendo uma correlação entre a prática docente e a evasão escolar, pois o fazer pedagógico tem grande significado no processo de construção do conhecimento e, sobretudo, na formação educacional do cidadão, podendo contribuir (ou não) para a permanência do aluno na escola. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa etnográfica de natureza qualitativa descritiva, denominada "estudo de caso", no campo empírico representado por professores, alunos e diretores de 02 (duas) escolas da rede municipal do ensino fundamental noturno (1ª à 8ª série). Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: observação em classe, entrevistas, narrativas, questionários semi-estruturados e análise documental. Os resultados apontam para uma prática docente diretiva, bancária e pouco reflexiva, que não contribui para minimizar o elevado índice de evasão escolar.