|
Título:
A Associação do Ensino Agrícola ao
Desenvolvimento de Comportamentos Empreendedores no Instituto Federal
do Espírito Santo – Campus de Alegre
Resumo: Esta pesquisa
teve o objetivo de analisar a importância e a necessidade da associação
do ensino agrícola ao desenvolvimento de comportamentos empreendedores
no curso Técnico em Agropecuária do Campus de Alegre. Realizou-se
por meio de um estudo de campo, em que foram sondados 85 alunos e 7 professores
das três turmas de formandos do curso técnico em agropecuária,
do ano de 2009 e 7 servidores que compõem o corpo técnico-pedagógico
da instituição. Procurou-se diagnosticar, por meio de questionários,
com perguntas abertas e fechadas, a opinião desse público
quanto a questões relacionadas ao empreendedorismo, como a compreensão
e a importância que dá ao assunto, a responsabilidade da
escola com relação à educação empreendedora
e deficiências comportamentais tidas pelos alunos devido à
carência de um ensino empreendedor. Foram colhidas informações
geradoras de dados qualitativos e quantitativos que permitiram a realização
de análises individualizadas e comparativas das opiniões.
Concluiu-se que não há uma ideologia educacional empreendedora
aplicada, em nível satisfatório, no ensino agrícola
do campus, apesar de haver o conhecimento, por parte de docentes e técnicos,
da importância da educação empreendedora, sendo necessários,
portanto, trabalhos que a promovam nesse nível de ensino. |
|