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Título:
Construção Interdisciplinar de Conhecimentos Através
de um Projeto Agroflorestal no Instituto Federal do Espírito Santo
– Campus de Alegre (ES).
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo
analisar e avaliar se um projeto agroflorestal, utilizado como uma estratégia
de ensino junto à disciplina de Viveiricultura, contribuiu na organização
e articulação do conhecimento entre as diferentes disciplinas
que compõe o curso Técnico em Agropecuária IFES-Campus
de Alegre sob uma ótica interdisciplinar. A pesquisa envolveu alunos
de três turmas do primeiro ano que optaram em participar do projeto.
Para realização da pesquisa, utilizou-se como instrumento
de coleta de dados dois questionários semi estruturados aplicados
após a realização das atividades envolvendo o método
de projetos de trabalho. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande
maioria dos alunos entende a importância da articulação
entre as diferentes disciplinas e a relevância dessa articulação,
apesar dela não acontecer na prática, para sua formação
profissional. Apontou ainda que não há por parte dos docentes
a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento,
bem como inter-relacionar este com as outras disciplinas. No segundo questionário,
com a implantação do projeto, verificou-se uma mudança
na conduta do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem,
notadamente pela intensificação da participação
nas atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançadas e, sobretudo
pelo caráter inovador da estratégia de ensino em relação
ao modelo tradicional. O trabalho com projeto agroflorestal, por globalizar
as informações e por suas características interdisciplinares,
aproximou as disciplinas, principalmente as do ensino profissional, melhorando
o processo de articulação disciplinar, minimizando a fragmentação
do conhecimento e a histórica dicotomia teoria/prática.
O projeto, pela sua dinâmica e inovação, provocou
de certo modo uma mudança na prática docente em sala de
aula e no campo, refletida satisfatoriamente em alguns aspectos importantes,
tais como: melhor relação entre teoria e prática,
maior contextualização do conhecimento, maior articulação
entre as disciplinas, desenvolvimento da criatividade do aluno, avanços
nas relações entre o professor e o aluno e por último
proporcionou ao aluno autonomia para a resolução de problemas. |
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