Marlos José de França Dissertação na íntegra
 

Título: Análise de aulas práticas acerca dos efeitos do clima nas plantas

Resumo: Atualmente, a preocupação com as questões climáticas e meteorológicas é elevada, pois estas afetam diretamente em nosso modo de viver e nas decisões que precisamos tomar nas atividades profissionais e domésticas. Neste contesto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a percepção dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Araquari/SC com relação aos fatores meteorológicos e suas influências sobre o comportamento dos processos fisiológicos das plantas, usando aulas práticas. Para estas propostas, foi aplicado um questionário sobre a importância dos estudos climáticos e foram realizados três experimentos em grupos de alunos, para evidenciar, principalmente, os efeitos da luz, da temperatura e da concentração de dióxido de carbono na fotossíntese, e os efeitos da luz na transpiração das plantas e no processo de ascensão de água nas plantas. Estes experimentos são de baixíssimo custo e de fácil instalação. Os grupos de alunos analisaram os resultados dos seus experimentos e apresentaram suas conclusões para toda a turma. A grande maioria dos alunos destacou a importância dos estudos climáticos, nas salas de aula e da estação meteorológica da escola, para as suas atividades práticas diárias e consequentemente para sua formação profissional. Nos três experimentos, os alunos tiveram a oportunidade de analisar os resultados, usando os conhecimentos adquiridos nas aulas de Climatologia e Morfologia e Fisiologia Vegetal. Os alunos apresentaram elevada motivação na condução, análise e apresentação dos experimentos. O aprendizado também foi elevado, muito embora se tenha observado que é necessário um maior estudo teórico para que os alunos possam corrigir algumas explicações apresentadas para os resultados experimentais. Os professores e alunos relataram a necessidade de repetir os experimentos e de ter mais tempo para analisá-los permitindo conclusões mais precisas. Os experimentos com as plantas foram oportunidades de vivenciar o método científico, que não é comum nas escolas. Desta forma, este trabalho confirma o potencial de experimentos simples na educação básica para difundir a atitude científica e estimular em jovens estudantes.