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Título:
Análise de aulas práticas acerca dos efeitos
do clima nas plantas
Resumo: Atualmente, a
preocupação com as questões climáticas e meteorológicas
é elevada, pois estas afetam diretamente em nosso modo de viver
e nas decisões que precisamos tomar nas atividades profissionais
e domésticas. Neste contesto, o objetivo geral deste trabalho foi
analisar a percepção dos alunos do Curso Técnico
em Agropecuária do Colégio Agrícola de Araquari/SC
com relação aos fatores meteorológicos e suas influências
sobre o comportamento dos processos fisiológicos das plantas, usando
aulas práticas. Para estas propostas, foi aplicado um questionário
sobre a importância dos estudos climáticos e foram realizados
três experimentos em grupos de alunos, para evidenciar, principalmente,
os efeitos da luz, da temperatura e da concentração de dióxido
de carbono na fotossíntese, e os efeitos da luz na transpiração
das plantas e no processo de ascensão de água nas plantas.
Estes experimentos são de baixíssimo custo e de fácil
instalação. Os grupos de alunos analisaram os resultados
dos seus experimentos e apresentaram suas conclusões para toda
a turma. A grande maioria dos alunos destacou a importância dos
estudos climáticos, nas salas de aula e da estação
meteorológica da escola, para as suas atividades práticas
diárias e consequentemente para sua formação profissional.
Nos três experimentos, os alunos tiveram a oportunidade de analisar
os resultados, usando os conhecimentos adquiridos nas aulas de Climatologia
e Morfologia e Fisiologia Vegetal. Os alunos apresentaram elevada motivação
na condução, análise e apresentação
dos experimentos. O aprendizado também foi elevado, muito embora
se tenha observado que é necessário um maior estudo teórico
para que os alunos possam corrigir algumas explicações apresentadas
para os resultados experimentais. Os professores e alunos relataram a
necessidade de repetir os experimentos e de ter mais tempo para analisá-los
permitindo conclusões mais precisas. Os experimentos com as plantas
foram oportunidades de vivenciar o método científico, que
não é comum nas escolas. Desta forma, este trabalho confirma
o potencial de experimentos simples na educação básica
para difundir a atitude científica e estimular em jovens estudantes. |
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