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Título:
Fatores possibilitadores para a autonomia no exercício
da profissão
Resumo: O presente trabalho,
tendo como ponto de referência a Escola Agrotécnica Federal
de Barbacena, objetiva sugerir rumos para a educação profissionalizante,
no horizonte sociocultural do Brasil contemporâneo. Esse horizonte
se apresenta em aceleradas mudanças econômicas, científicas
e tecnológicas, exigindo que a educação seja constantemente
repensada no sentido de que seus conteúdos e métodos estejam
sempre ajustados às necessidades emergentes do mundo globalizado.
Nesse sentido, o currículo, concebido e planejado para ser dinâmico,
ao mesmo tempo em que se deve preocupar com a aplicabilidade dos conteúdos,
há de visar à formação integral do jovem,
ministrando-lhe um código de moral e ética. Num currículo
dinâmico, as disciplinas não são compartimentos estanques
e fragmentados, mas integradas num sistema de interdisciplinaridade. O
fulcro das reflexões gira em torno das relações da
educação com o mundo do trabalho, especificamente com a
realidade brasileira, que apresenta acentuadas distorções
regionais e entre as camadas da estratificação social. O
repensamento da educação, hoje, agora centrada na preocupação
com a flexibilidade e com a formação para autonomia, está
a demandar uma pedagogia da transgressão, entendendo-se, com isso,
uma constante intenção de mudança, que coloca em
relevo as relações entre aprender e pensar. |
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