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Título:
O cotidiano no ensino do processamento de queijos: recursos instrucionais
alternativos
Resumo: O presente trabalho teve por
objetivo a elaboração de material instrucional que permita
ao aluno apropriar-se das bases científico-tecnológicas
do processamento de queijos. Os experimentos foram realizados no laticínio
e laboratório de microbiologia do CEFET de Uberaba, no período
de fevereiro a julho de 2004, com os alunos do 3º ano do curso Técnico
em Agroindústria. O projeto foi desenvolvido, abordando os assuntos
em tópicos. Considerando-se que a fabricação de queijos
é um processo de construção de ecossistema, que resulta
em pressões seletivas sobre a microbiota e numa dinâmica
específica de reações bioquímicas, essa construção
foi feita em etapas definidas desde a obtenção do leite,
processamento e maturação dos queijos. Os tópicos
foram organizados num fluxo evolutivo abordando desde os requisitos de
qualidade para o leite até as características finais dos
queijos. Assim foram desenvolvidos os experimentos sobre o teste de redutase
mais psicrotróficas, acidificação do leite devido
ao tempo de transporte, teste de inibidores no leite, tratamento térmico
e microfiltração; impacto do tratamento térmico do
leite na precipitação da caseína, verificação
do poder de coagulação em diferentes tipos de coalhos, verificação
do tempo de agitação dos coágulos quanto ao rendimento
do queijo Minas Meia Cura, verificação do efeito da lavagem
da massa do queijo Prato em comparação com o queijo Minas
Meia Cura, simulação de filagem – verificação
de tempo e temperatura, verificação da cremosidade do requeijão
cremoso: produção de fio longo; produção de
gás e atividades lipolíticas e proteolíticas por
microrganismos; Mussarela: verificação da derretibilidade
e liberação de gordura com diferentes dias de maturação.
A verificação do aprendizado foi feita aplicando um questionário
diagnóstico antes e após o desenvolvimento do programa e
fazendo o acompanhamento do desempenho cotidiano do aluno em cada experimento.
Considera-se que com o material instrucional elaborado, o aluno teve oportunidade
de construir um conhecimento que foi além do simples fazer instrumental. |
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