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Título:
Aplicação do método IDEA como recurso didático-pedagógico
para avaliação da sustentabilidadede propriedades agrícolas
no município de Rio Pomba-MG
Resumo: O presente trabalho mostra a
importâcia do método IDEA (Indicadores de Sustentabilidade
em Propriedades Agrícolas) como recurso didático-pedagógico
para introdução da agroecologia entre produtores familiares
no municipio de Rio Pomba. Esse método trabalha com indicadores
de sustentabilidade nos eixos agroambiental, sócio- territorial
e econômico e baseia-se em um enfoque participativo, mediante o
qual se promove a discussão e retroalimentação entre
avaliadores e avaliados (alunos e produtores rurais), permitindo examinar
em que medida os sistemas são efetivamente mais sustentáveis
e identificar pontos em que se faz necessário impulsionar mudanças
Com o apoio dos orgãos de ensino de ciêcias agrárias,
instituições de pesquisa e da extensão rural, a agricultura
no Brasil e consequentemente na Zona da Mata Mineira, sofreu drásticas
modificações a partir da década de 1950, com reflexos
negativos em termos ambientais (esgotamento dos recursos naturais), sociais
(êxodo rural) e econômico (descapitalização
do setor). Aplicou-se o método IDEA em três diferentes propriedades
agricolas de cunho familiar, no municipio de Rio Pomba, juntamente com
os alunos do curso de Meio Ambiente do CEFET-RP com o objetivo de incluir
esse método na disciplina Desenvolvimento Sustentável e
Gestão da Agricultura Familiar do curso de Tecnólogo em
Agroecologia, que será implantado no CEFET-R em 2006. Procurou-se
mostrar também, que indicadores de sustentabilidade é uma
ferramenta útil para a instituição cumprir seu papel
de interferir no meio rural na busca de uma agricultura sustentável |
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