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Título:
Educação tecnológica e empreendedorismo:
uma visão do segmento de rochas ornamentais do pólo de Cachoeiro
de Itapemirim, ES
Resumo: Atualmente a
educação profissional procura se ajustar às demandas
de um mercado de trabalho e as inovações tecnológicas
a fim de proporcionar ao alunado acesso as novas tecnologias e ao ajustamento
de um determinado conjunto de habilidades e competências através
da apreensão do conhecimento, saber científico e tecnológico,
do saber fazer, habilidades ou domínios operacionais e do saber
ser, atitudes indispensáveis nas decisões. Durante realização
das pesquisas nas empresas das regiões Central e Sul capixaba para
traçar o perfil profissional do Técnico em Mineração
com Ênfase em Rochas Ornamentais, observou-se a necessidade dessas
empresas no aperfeiçoamento dos seus processos de produção
e gestão. Os encarregados de produção, aqueles que
no processo de produção fazem a ligação entre
a produção e a administração da empresa, na
sua maioria são pessoas que desconhecem técnicas de gestão,
de relacionamentos interpessoais, de processos de facilitação
de grupos, não são motivadores nem inovadores, enfim, quase
sempre se comportam como simples supervisores ou distribuidores de tarefas.
A Unidade de Ensino Descentralizada do Centro Federal de Educação
Tecnológica do Espírito Santo – UnED Cachoeiro de
Itapemirim ofereceu a partir do ano de 2005, um curso Técnico de
Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais, e uma
das disciplinas que compõe a matriz curricular desse curso é
a disciplina Gestão Empreendedora. Torna-se, portanto, imprescindível
que os conteúdos programáticos da disciplina sejam cuidadosamente
planejados. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi o de identificar
as competências que deverão ser atendidas na elaboração
do Plano de Curso da disciplina Gestão Empreendedora, que integrará
a matriz curricular do Curso Técnico de Mineração
com Ênfase em Rochas Ornamentais do CEFETES-UnED-Cachoeiro de Itapemirim.
A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva, e utilizou
análises quantitativa e qualitativa. Foram aplicados 65 questionários
em 36 empresas de vários ramos de atividade dentro da cadeia produtiva.
Pretendeu também examinar a percepção que os proprietários,
gestores e encarregados de produção dessas empresas têm
sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, sobre os fatores dificultadores
da gestão de suas empresas, sobre as características empreendedoras
que eles consideram mais importantes para solucionar os problemas de gestão,
sobre o empreendedorismo como solução para os problemas
de gestão, bem como, sobre as competências que poderão
gerar melhores resultados na gestão das empresas. O estudo conclui
que as competências relacionadas aos valores atitudinais, ou seja,
as competências do saber ser devem ser priorizadas na construção
da matriz curricular da disciplina Gestão Empreendedora. |
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