|
Título:
Educação profissional e qualidade de ensino:
um estudo da interação família-escola na Escola Agrotécnica
Federal de Salinas
Resumo: Este trabalho
investiga as trajetórias escolares e os processos de socialização
familiar e escolar dos jovens que ingressaram na primeira série
do curso médio integrado ao profissionalizante no ano letivo de
2007 na Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAFSalinas-MG).
A pesquisa analisou como as características institucionais e familiares
interagem na produção da imagem de qualidade de ensino ostentada
por essa instituição. Fundamentado no escopo teórico
da obra de Pierre Bourdieu articulou abordagens de forma qualitativa e
em alguns aspectos também quantitativa mediante a aplicação
de três questionários (pais, professores e alunos), com objetivo
de levantar as características gerais dos agentes educacionais
envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Os resultados da investigação
permitiram traçar algumas estratégias combinadas família-escola
que garantem trajetórias escolares, que por sua vez garantem as
representações sobre a qualidade dessa escola. Dessa forma,
identificamos o modo como essas famílias investem na escolarização
dos filhos, como se constituem as disposições duráveis
(habitus) e os volumes e estruturas de capitais mais ou menos favoráveis
às exigências da escolaridade. Assim, visamos ampliar nossa
compreensão acerca da "produção da qualidade
de ensino" dessa instituição e o 'aparente' paradoxo
entre os objetivos do ensino profissional e os da clientela que procura
esta escola, a saber, o caráter terminal e profissionalizante versus
o caráter propedêutico. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização
da EAFSalinas-MG de acordo com o seu projeto político institucional,
corpo docente e clientela, traçando assim um perfil sociográfico
dos atores envolvidos, focalizando a interação família-escola
e as práticas socioeducativas das famílias e da instituição.
Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação
do sucesso ou fracasso escolar dos alunos, bem como, aquilatou o valor
efetivamente agregado pela instituição, ou seja o efeito-escola
na produção de trajetórias escolares de sucesso. |
|