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Título:
A formação do técnico em agropecuária
do Colégio Agrícola Nilo Peçanha CANP/RJ: um estudo
de caso sobre a interface com a agroecologia.
Resumo: A formação
do técnico em agropecuária, durante muitos anos, foi pautada
no modelo agrícola convencional, herdado da revolução
verde. Apesar da insustentabilidade deste, ainda assim é o modelo
predominante na agricultura. A presente dissertação discutiu
a formação do técnico em agropecuária do CANP,
as dificuldades diante dos desafios na superação do atual
modelo agrícola, por uma agricultura baseada nos princípios
da agroecologia. Nesse contexto, é importante examinar as condições
necessárias para formar um profissional comprometido com a construção
de agroecossistemas sustentáveis. Fez-se uma análise do
atual plano de curso e da matriz curricular do Colégio Agrícola
Nilo Peçanha e indicou-se uma abordagem agroecológica para
melhor atender as reais demandas dos pequenos agricultores uma vez que
o técnico em agropecuária atua como agente transformador.
Assim sua formação deve estar ligada à qualidade
e à sustentabilidade econômica, ambiental e social. Para
isso, a metodologia adotada foi a de estudo de caso, onde foram analisados
todos os estudantes da primeira e terceira série do curso técnico
em agropecuária por meio de questionários semiabertos aplicados
no inicio do ano letivo e ao término, além de entrevista
semiestruturada com professores, coordenadores e gestores. Por intermédio
desta pesquisa, buscou-se analisar a formação do técnico
em Agropecuária do CANP no atual contexto de mudanças paradigmáticas
da agricultura e no mundo do trabalho e contribuir para uma reflexão
sobre a existência e necessidade de interface da agroecologia no
processo de formação dos estudantes. |
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