Marília Rodrigues da Silva Dissertação na íntegra
 

Título: A formação do técnico em agropecuária do Colégio Agrícola Nilo Peçanha CANP/RJ: um estudo de caso sobre a interface com a agroecologia.

Resumo: A formação do técnico em agropecuária, durante muitos anos, foi pautada no modelo agrícola convencional, herdado da revolução verde. Apesar da insustentabilidade deste, ainda assim é o modelo predominante na agricultura. A presente dissertação discutiu a formação do técnico em agropecuária do CANP, as dificuldades diante dos desafios na superação do atual modelo agrícola, por uma agricultura baseada nos princípios da agroecologia. Nesse contexto, é importante examinar as condições necessárias para formar um profissional comprometido com a construção de agroecossistemas sustentáveis. Fez-se uma análise do atual plano de curso e da matriz curricular do Colégio Agrícola Nilo Peçanha e indicou-se uma abordagem agroecológica para melhor atender as reais demandas dos pequenos agricultores uma vez que o técnico em agropecuária atua como agente transformador. Assim sua formação deve estar ligada à qualidade e à sustentabilidade econômica, ambiental e social. Para isso, a metodologia adotada foi a de estudo de caso, onde foram analisados todos os estudantes da primeira e terceira série do curso técnico em agropecuária por meio de questionários semiabertos aplicados no inicio do ano letivo e ao término, além de entrevista semiestruturada com professores, coordenadores e gestores. Por intermédio desta pesquisa, buscou-se analisar a formação do técnico em Agropecuária do CANP no atual contexto de mudanças paradigmáticas da agricultura e no mundo do trabalho e contribuir para uma reflexão sobre a existência e necessidade de interface da agroecologia no processo de formação dos estudantes.