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Título:
Resgate da História de Implantação
do CAIC Paulo Dacorso Filho na UFRRJ e a Perspectiva de sua Transformação
em um Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação
Agroecológica
Resumo: Em 1992 a Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) optou por implantar um Centro
de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) com
o objetivo de atender aos alunos dos Cursos de Licenciatura da Universidade
e as crianças do Município de Seropédica. Este Centro
fazia parte de um projeto do Governo Federal (decreto 539/92) com o objetivo
de promover ações integradas de educação,
saúde, assistência e promoção social relativas
à criança e ao adolescente e a sua integração
na comunidade. Esse estudo de mestrado utilizou dados qualitativos primários
(entrevistas semi estruturadas) e secundários (documentos oficiais)
para analisar o histórico da implantação do CAIC
Paulo Dacorso Filho (1994-1997) e propor a sua transformação
em um Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação
Agroecológica, administrado unicamente pela UFRRJ. Os principais
temas abordados foram: o contexto educacional das décadas de 1980
e 1990; o processo de municipalização da educação
escolar no Brasil; os programas educacionais de tempo integral de maior
visibilidade nas décadas de 1980 e 1990; a educação
integral e a agroecologia. Os temas foram selecionados por sua relação
com este objeto de estudo. Os resultados sugerem que o modelo de gestão
compartilhada dificultou o funcionamento do CAIC Paulo Dacorso Filho,
devido a mudanças de governo estadual e municipal e por confrontarem
com o projeto pedagógico proposto pela UFRRJ. Por exemplo, descontinuidade
no fornecimento da merenda escolar; alta rotatividade de professores que
dificultou sua formação continuada; perdas salariais para
os funcionários estaduais, entre outros. Esse estudo propõe
que os objetivos e diretrizes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado
à Educação Agroecológica estejam aliados aos
interesses da UFRRJ no que se refere ao Ensino, Pesquisa e Extensão,
onde a vertente agroecológica seja à base das experiências
curriculares. Propõe também que esta unidade educacional
seja um local para formação de professores da rede municipal
e estadual, bem como um campo de prática adicional para formação
de alunos de graduação da UFRRJ. Por fim, que ofereça
à comunidade um ensino de qualidade e contribua para a construção
do pensamento crítico e redução das desigualdades
sociais. |
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