|
Título:
As concepções de educação,
meio ambiente e sustentabilidade no contexto da formação
profissional do técnico em agroindústria do Centro Federal
de Educação Tecnológica de Rio Pomba - MG.
Resumo: Este trabalho
foi realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica
de Rio Pomba MG e teve como objetivo principal investigar as concepções
que os alunos do curso técnico em agroindústria possuem
sobre educação, meio ambiente e sustentabilidade. Visa apresentar
o perfil socioambiental desse técnico, proporcionando à
equipe pedagógica um novo referencial teórico-crítico,
para subsidiar as práticas educacionais em execução,
bem como servir de base para propor ajustes na construção
do processo educacional que leve a formar cidadãos críticos
dos graves problemas ambientais que afligem o cenário nacional
e mundial. É uma abordagem metodológica qualitativa, na
qual o método aplicado é o estudo de caso e a técnica
usada foi a coleta de dados através de entrevista individual com
roteiros semi-estruturados. Na análise dos dados coletados constatou-se,
que: a) Educação é adquirir conhecimento e técnicas,
através dos conteúdos ministrados pelos professores e que
preparam as pessoas para enfrentar os desafios da vida profissional. Ao
mesmo tempo, uma parcela bem significativa a considera como garantia de
um futuro melhor. b) Meio Ambiente a maioria definiu como sendo a natureza
e seus elementos naturais. Na mesma proporção outra parcela
de alunos identificou como sendo meio físico-químico e biológico
que rodeia o homem, ou seja, lugar onde habitamos. c) A Formação
Técnica e as ações decorrentes desta formação
são práticas vistas totalmente independente do meio ambiente,
não constando como parte integrante do mesmo. Desconhecem conceitos
de: desenvolvimento sustentável, qualidade de vida no trabalho
e gerenciamento ecológico, dentre outros. Analisando as respostas,
verifica-se uma deficiência muito significativa entre os diferentes
paradigmas usado para Educação, Meio Ambiente e suas interações
com os problemas ambientais vividos pela sociedade atual. |
|