Maria das Graças de Oliveira Costa Ribeiro Dissertação na íntegra
 

Título: O papel da disciplina língua portuguesa no desenvolvimento da oralidade do técnico-agrícola para o exercício de sua função de agente rural.

Resumo: Esta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa sobre o tratamento da oralidade no ensino da língua materna nas Escolas Agrotécnicas, a partir de uma investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função de Agente Rural, principalmente no que concerne a sua relação comunicativa com o produtor rural, verificando como se dá o processo interlocutivo entre esses sujeitos, bem como detectando quais as competências requeridas nessa interação comunicativa e quais as contribuições da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional desses agentes, alunos egressos das Agrotécnicas. Pautada na pesquisa qualitativa, o corpus que serviu de base para a presente pesquisa foi composto de entrevistas semi-estruturadas com os produtores rurais a fim de detectar o efeito da comunicação entre esses produtores e o Agente Rural; questionários com um grupo de alunos do terceiro ano da Escola Agrotécnica Federal de Crato – CE na verificação de como se procede o ensino da língua materna e a conseqüente aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações sociais; além de registros audiovisuais e observações livres com a produção de diário de campo para melhor obtenção dos dados. Verificou-se que o trabalho formal com a oralidade ainda é desprezado pela escola, uma vez que nas aulas de Língua Portuguesa, há um predomínio de atividades metalingüísticas com exaustivas regras gramaticais, desvinculando a linguagem de seu caráter sociointerativo em detrimento de exercícos de fala e escuta, de leitura e produção de textos. Com essa postura, o ensino da língua materna fica a dever quanto ao desenvolvimento da competência comunciativa oral dos seus formandos, quesito primordial para o seu exercício nos trabalhos com a extensão e comunicação rural, fazendo com que a escola perca de vista a sua função social na promoção de saberes pautados na formação cidadã do egresso do Ensino Médio, principalmente, no campo profissional. Este estudo levou em conta as referências bibliográficas de autores como Marcuschi e Fávero no campo da oralidade; Antunes, Bagno e Possenti quanto ao ensino da língua materna; Bordenave e Freire no que se refere à Comunicação Rural.