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Título:
O papel da disciplina língua portuguesa no desenvolvimento
da oralidade do técnico-agrícola para o exercício
de sua função de agente rural.
Resumo: Esta pesquisa
constitui-se de uma análise investigativa sobre o tratamento da
oralidade no ensino da língua materna nas Escolas Agrotécnicas,
a partir de uma investigação da atuação do
Técnico Agrícola no exercício de sua função
de Agente Rural, principalmente no que concerne a sua relação
comunicativa com o produtor rural, verificando como se dá o processo
interlocutivo entre esses sujeitos, bem como detectando quais as competências
requeridas nessa interação comunicativa e quais as contribuições
da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional
desses agentes, alunos egressos das Agrotécnicas. Pautada na pesquisa
qualitativa, o corpus que serviu de base para a presente pesquisa foi
composto de entrevistas semi-estruturadas com os produtores rurais a fim
de detectar o efeito da comunicação entre esses produtores
e o Agente Rural; questionários com um grupo de alunos do terceiro
ano da Escola Agrotécnica Federal de Crato – CE na verificação
de como se procede o ensino da língua materna e a conseqüente
aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações
sociais; além de registros audiovisuais e observações
livres com a produção de diário de campo para melhor
obtenção dos dados. Verificou-se que o trabalho formal com
a oralidade ainda é desprezado pela escola, uma vez que nas aulas
de Língua Portuguesa, há um predomínio de atividades
metalingüísticas com exaustivas regras gramaticais, desvinculando
a linguagem de seu caráter sociointerativo em detrimento de exercícos
de fala e escuta, de leitura e produção de textos. Com essa
postura, o ensino da língua materna fica a dever quanto ao desenvolvimento
da competência comunciativa oral dos seus formandos, quesito primordial
para o seu exercício nos trabalhos com a extensão e comunicação
rural, fazendo com que a escola perca de vista a sua função
social na promoção de saberes pautados na formação
cidadã do egresso do Ensino Médio, principalmente, no campo
profissional. Este estudo levou em conta as referências bibliográficas
de autores como Marcuschi e Fávero no campo da oralidade; Antunes,
Bagno e Possenti quanto ao ensino da língua materna; Bordenave
e Freire no que se refere à Comunicação Rural. |
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