|
Título:
Estudo sobre Aplicação e Desenvolvimento
de Conceitos Matemáticos na Realidade do Curso Ensino Técnico
em Zootecnia.
Resumo: Neste trabalho
buscou-se, através da realidade estudada, identificar a fragmentação
dos conhecimentos matemáticos, bem como a dificuldade de sua aplicação,
em um curso técnico e, com base nessa realidade, apresentar contribuições
de contextualização da referida disciplina no curso Ensino
Técnico em Zootecnia, especificamente nas disciplinas Bovinocultura
de Leite, Avicultura de Corte, Suinocultura e Piscicultura. A abordagem
do trabalho é de natureza qualitativa e o suporte metodológico
utilizado foi a pesquisa de planos de curso da própria Escola Agrotécnica
Federal de Barbacena, entrevistas estruturadas na forma de um questionário
aos professores dessa Instituição diretamente envolvidos
no processo com essas disciplinas e participação nas aulas
das mesmas. Foi elaborado um Módulo Instrucional a partir dos dados
coletados, contendo os conteúdos matemáticos mais utilizados
nessas disciplinas. Com esse Módulo Instrucional buscamos minimizar
a fragmentação da disciplina “Matemática”
e sua desvinculação com a realidade da aula técnica.
Esse Módulo Instrucional potencializa um trabalho eficaz de interdisciplinaridade
ao mesmo tempo em que introduz um trabalho paralelo dos conteúdos
que servirão de base às disciplinas técnicas. |
|