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Título:
O processo de verticalização da educação profissional
e tecnológica e suas implicações na qualidade do
trabalho dos docentes do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto
Federal Farroupilha
Resumo: Diante de mudanças tão
significativas no ensino profissional de níveis técnico
e tecnológico, demandadas pela Lei nº 11.892/2008, que instituiu
a Rede Federal de Educação Profissional, Científica
e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia, a presente pesquisa, descritiva quanto aos
objetivos, com cunho qualitativo, objetivou investigar de que formas o
processo de verticalização do ensino influencia na qualidade
do trabalho docente. O universo da pesquisa constituiu-se no Câmpus
São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, onde se buscou
detectar os reflexos mais significativos da verticalização
na atividade docente e na qualidade de vida dos professores que atuam
na instituição. Para isso, fez-se necessário conhecer
e evidenciar as percepções dos professores que trabalham
em pelo menos dois níveis de ensino distintos, visto que cada nível
possui características próprias. O trabalho foi dividido
em introdução, quatro capítulos e conclusão.
No primeiro capítulo foi brevemente retomado o histórico
da educação no Brasil, ressaltando os principais eventos
que influenciaram na sua transformação. No segundo capítulo
foi tratado do resgate histórico e do reconhecimento do trabalho
educativo e social desenvolvido pelo Câmpus. No terceiro capítulo
foram tratadas as definições e entendimentos sobre a verticalização
do ensino e do trabalho docente. E, no quarto e último capítulo,
constam os resultados da pesquisa, focados na qualidade do trabalho desenvolvido,
pelos professores, no Câmpus. Para a realização da
pesquisa foi aplicado um questionário aos informantes já
definidos, cujos resultados foram computados e organizados conforme a
relevância das respostas. Foi evidenciado, através da análise
dos questionários, que a verticalização do ensino
afeta o trabalho dos professores, pois acaba por verticalizar, em consequência,
o próprio trabalho docente. Isso ocorre porque cada um tem uma
maneira singular de gerir suas relações com o grupo e com
os indivíduos que o compõem. Dessa maneira, com base nas
concepções apresentadas no referencial teórico e
nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância
de implantar um processo de formação continuada para os
docentes, extensivo aos servidores da área pedagógica, a
fim de minimizar as dificuldades enfrentadas, tanto no planejamento e
desenvolvimento dos cursos, quanto no trabalho docente verticalizado. |
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