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Título:
Avaliação da aprendizagem no curso técnico em agroindústria
do IFET-CE - Campus Iguatu, através do desenvolviemto de atividade
em um projeto de pesquisa com umbu-cajá
Resumo: O presente trabalho analisou
a contribuição do desenvolvimento de atividades de um projeto
de pesquisa aplicado no processo de ensino-aprendizagem, esperando-se
que os estudantes do Curso Técnico em Agroindústria do Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus
lguatu, da disciplina de processamento de frutos e hortaliças,
como agentes ativos, compreendessem e solidificassem o conhecimento. Nesse
sentido, estudantes do Curso Técnico em agroindústria produziu
o material didático que pudesse ser utilizado para a capacitação
dos produtores da Vila Cajazeiras, com técnicas de formulações
para que eles pudessem agregar valor ao fruto do umbu-cajá (ssp).
Para avaliar o processo pedagógico, foram constituídos dois
grupos de 16 estudantes, sendo o primeiro do Curso Técnico em Agroindústria
da matriz curricular do Curso integrado (Grupo Teste) e o segundo, por
alunos do Curso Técnico em Agroindústria da matriz funicular
do curso modulado (Grupo Controle). Esses alunos já haviam cursado
a disciplina de processamento de frutos e hortaliças no semestre
anterior. Utilizou-se o método de avaliação de atitude
do indivíduo construindo-se questionário relativo ao fruto
do umbu-cajá com afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos
necessários para compreender estas etapas. Esse instrumento foi
aplicado em três etapas diferentes. Para o Grupo controle, o instrumento
foi aplicado apenas uma vez. Na atividade de extensão participaram
16 pessoas da comunidade. Os alunos foram avaliados pelos produtores que
participaram da atividade de extensão O produto processado, néctar
de umbu-cajá, foi avaliado em relação aos parâmetros
fisico-químicos, sensoriais e microbiológicos. Nas determinações
físico-químicas, utilizou-se a legislação
vigente. Nas avaliações sensoriais, utilizaram-se testes
da aceitação Quanto ao processo de ensino-aprendizagem,
verificou-se que a média para cada sujeito foi aumentando gradativamente
nos testes, à medida que a aprendizagem se concretizava, chegando
ao último teste com uma maior homogeneidade nas respostas, cujas
médias foram 4,8; 5,2 e 6,9 para TI, TII e TIII, respectivamente.
Na medida em que os alunos foram sendo inseridos no contexto das unidades
contempladas na disciplina, verificou-se quanto as atividades desenvolvides
contribuíram para elevar seu nível de conhecimento. O Grupo
Controle o nível de aprendizagem foi menor do que no grupo teste.
Os resultados obtidos no segundo grupo (grupo controle) indicaram que
os estudantes do primeiro grupo (grupo teste) obtiveram melhor compreensão
das atividades propostas neste projeto, proporcionando a esse aluno buscar
a interdisciplinaridade, produzir seus próprios conhecimentos,
estabelecer relações pedagógicas não-tradicionais
e aprender outro método para assimilar novos conhecimentos e tecnologias
de processamento do fruto de umbu-cajá, para melhor fundamentar
a sua proposta de trabalho. Portanto, o trabalho foi importante para vincular
o estudante ao mundo da pesquisa, fazendo-o um agente ativo de todo o
processo, atribuindo-lhe responsabilidade e possibilitando-lhe um modo
diferente de construir seu próprio conhecimento. |
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