Maria Nubia Gomes de Lucena Pereira Dissertação na íntegra
 

Título: Avaliação da aprendizagem no curso técnico em agroindústria do IFET-CE - Campus Iguatu, através do desenvolviemto de atividade em um projeto de pesquisa com umbu-cajá

Resumo: O presente trabalho analisou a contribuição do desenvolvimento de atividades de um projeto de pesquisa aplicado no processo de ensino-aprendizagem, esperando-se que os estudantes do Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus lguatu, da disciplina de processamento de frutos e hortaliças, como agentes ativos, compreendessem e solidificassem o conhecimento. Nesse sentido, estudantes do Curso Técnico em agroindústria produziu o material didático que pudesse ser utilizado para a capacitação dos produtores da Vila Cajazeiras, com técnicas de formulações para que eles pudessem agregar valor ao fruto do umbu-cajá (ssp). Para avaliar o processo pedagógico, foram constituídos dois grupos de 16 estudantes, sendo o primeiro do Curso Técnico em Agroindústria da matriz curricular do Curso integrado (Grupo Teste) e o segundo, por alunos do Curso Técnico em Agroindústria da matriz funicular do curso modulado (Grupo Controle). Esses alunos já haviam cursado a disciplina de processamento de frutos e hortaliças no semestre anterior. Utilizou-se o método de avaliação de atitude do indivíduo construindo-se questionário relativo ao fruto do umbu-cajá com afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos necessários para compreender estas etapas. Esse instrumento foi aplicado em três etapas diferentes. Para o Grupo controle, o instrumento foi aplicado apenas uma vez. Na atividade de extensão participaram 16 pessoas da comunidade. Os alunos foram avaliados pelos produtores que participaram da atividade de extensão O produto processado, néctar de umbu-cajá, foi avaliado em relação aos parâmetros fisico-químicos, sensoriais e microbiológicos. Nas determinações físico-químicas, utilizou-se a legislação vigente. Nas avaliações sensoriais, utilizaram-se testes da aceitação Quanto ao processo de ensino-aprendizagem, verificou-se que a média para cada sujeito foi aumentando gradativamente nos testes, à medida que a aprendizagem se concretizava, chegando ao último teste com uma maior homogeneidade nas respostas, cujas médias foram 4,8; 5,2 e 6,9 para TI, TII e TIII, respectivamente. Na medida em que os alunos foram sendo inseridos no contexto das unidades contempladas na disciplina, verificou-se quanto as atividades desenvolvides contribuíram para elevar seu nível de conhecimento. O Grupo Controle o nível de aprendizagem foi menor do que no grupo teste. Os resultados obtidos no segundo grupo (grupo controle) indicaram que os estudantes do primeiro grupo (grupo teste) obtiveram melhor compreensão das atividades propostas neste projeto, proporcionando a esse aluno buscar a interdisciplinaridade, produzir seus próprios conhecimentos, estabelecer relações pedagógicas não-tradicionais e aprender outro método para assimilar novos conhecimentos e tecnologias de processamento do fruto de umbu-cajá, para melhor fundamentar a sua proposta de trabalho. Portanto, o trabalho foi importante para vincular o estudante ao mundo da pesquisa, fazendo-o um agente ativo de todo o processo, atribuindo-lhe responsabilidade e possibilitando-lhe um modo diferente de construir seu próprio conhecimento.