|
Título:
USO DA PLATAFORMA MOODLE como ferramenta de ensino-aprendizagem: Um estudo
de caso no Programa de Pós-Graduação em Educação
Agrícola e no Colégio Técnico da UFRRJ
Resumo: Esta pesquisa foi realizada
com discentes do Curso Técnico em Agroecologia do Colégio
Técnico (CTUR) e estudantes de mestrado da turma 1/2011 do Programa
de Pós – Graduação em Educação
Agrícola (PPGEA), ambos vinculados a Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro, contou com a colaboração de dois docentes
e um estudande de graduação do curso de Licenciatura Agrícola.
Objetivou-se apresentar a ferramenta de ensino-aprendizagem MOODLE (Modular
Object-Oriented Dynamic Learning Environment), mostrando suas funcionalidades
aos docentes/discentes, buscou-se analisar se é um ambiente virtual
que promove aprendizagem significativa e satisfatória. No Capítulo
I, vimos que através do questionário aplicado, a utilização
do ambiente virtual MOODLE causou uma aproximação dos discentes
envolvidos e com o docente responsável pela disciplina. Foi de
grande importância o uso da tecnologia para o ensino e discussão
dos conhecimentos adquiridos a partir dos fóruns e demais atividades.
O grau de satisfação dos participantes fez com que houvesse
um uso contínuo da Plataforma MOODLE nas turmas seguintes, além
de melhorias para o trabalho com as outras turmas seguintes. Já
no Capítulo II, percebeu-se que os estudantes do curso Técnico
em Agroecologia estão entusiasmados em utilizar das ferramentas
midiáticas em disciplinas do seu curso, além de achar interessante
e mais dinâmico aulas que envolvem o uso de um ambiente virtual.
Tanto no PPGEA quanto no CTUR, obtivemos uma importante significância
na utilização da Plataforma MOODLE. O processo de criação
até sua utilização nos trouxe bons resultados, colaborando
com a construção do conhecimento. |
|