Maria Ines Manfio dos Santos Dissertação na íntegra
 

Título: A Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares: um estudo de caso no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen - RS.

Resumo: A pesquisa deste trabalho foi realizada no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen- RS utilizando-se de questionários dirigidos aos professores (20 entrevistados) e a 143 alunos (público alvo) concluintes das terceiras séries do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária - Concomitante. O principal objetivo foi o de analisar se, na prática, a Educação Ambiental (EA) tem sido aplicada de acordo com os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e sea transversalidade proposta neste documento está se realizando no cotidiano escolar. Chegou-se à conclusão de que as observações durante as entrevistas e nas atividades das escolas, não foram suficientes para se perceber mudanças significativas nos procedimentos dos educadores em relação ás questões ambientais, sejam eles procedimentos conceituais, atitudinais ou procedimentais. Destaque-se que os instrumentos para a coleta de todos devem ser analisados no seu conjunto e não isoladamente. A direção da Escola, também objeto da investigação sobre a temática, afirmaram que embora os professores sejam incentivados e motivados para o desenvolvimento de projetos, as maiores dificuldades encontradas pelos mesmos para desenvolvê-los na escola, estão na falta de tempo e, na falta do licenciamento ambiental que a escola ainda não possui. No entanto, foi possível perceber que muitas idéias existentes sobre as questões ambientais, antes arraigadas ao senso comum, desaparecem, dando lugar a explicações mais refinadas e com domínio do real significado dos conceitos.