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Título:
A Educação Ambiental e os Parâmetros
Curriculares: um estudo de caso no Colégio Agrícola de Frederico
Westphalen - RS.
Resumo: A pesquisa deste
trabalho foi realizada no Colégio Agrícola de Frederico
Westphalen- RS utilizando-se de questionários dirigidos aos professores
(20 entrevistados) e a 143 alunos (público alvo) concluintes das
terceiras séries do ensino médio profissionalizante do Curso
Técnico em Agropecuária - Concomitante. O principal objetivo
foi o de analisar se, na prática, a Educação Ambiental
(EA) tem sido aplicada de acordo com os parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), e sea transversalidade proposta neste documento está
se realizando no cotidiano escolar. Chegou-se à conclusão
de que as observações durante as entrevistas e nas atividades
das escolas, não foram suficientes para se perceber mudanças
significativas nos procedimentos dos educadores em relação
ás questões ambientais, sejam eles procedimentos conceituais,
atitudinais ou procedimentais. Destaque-se que os instrumentos para a
coleta de todos devem ser analisados no seu conjunto e não isoladamente.
A direção da Escola, também objeto da investigação
sobre a temática, afirmaram que embora os professores sejam incentivados
e motivados para o desenvolvimento de projetos, as maiores dificuldades
encontradas pelos mesmos para desenvolvê-los na escola, estão
na falta de tempo e, na falta do licenciamento ambiental que a escola
ainda não possui. No entanto, foi possível perceber que
muitas idéias existentes sobre as questões ambientais, antes
arraigadas ao senso comum, desaparecem, dando lugar a explicações
mais refinadas e com domínio do real significado dos conceitos.
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