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Título:
Ensino de Língua Materna e a Língua Empregada por Falantes
Escolarizados: Estudo dos erros que comprometem a compreensão do
texto na produção escrita do vestibulando
Resumo: O principal objetivo deste estudo
é o de analisar, em redações produzidas por candidatos
do vestibular, em que medida os “erros” comprometem ou não
a compreensão do texto, a partir da hipótese de que parte
dos problemas surgidos na produção dos textos dos candidatos
do vestibular se deve ao fato de que os manuais valorizam em demasia o
aspecto convencional da língua escrita e o divorciam do uso real
da língua. Investigaram-se inadequações redacionais
que dificultam ou impedem a compreensão do texto. Essas inadequações
dizem respeito ao plano formal (coesão), ao plano semântico-conceitual
(coerência) e ao sociocomunicativo (informatividade) e ocorrem pela
omissão ou pelo inapropriado emprego dos mecanismos lingüísticos
na superfície do texto, através dos quais a coerência
e a informatividade se realizam. Subsidiaram este trabalho os estudos
de Fávero (2003 ), de Koch ( 1994 ) e de Costa Val (1999 ) para
a coesão e a coerência como fatores de textualidade centrados
no texto. O trabalho procurou investigar as inadequações
presentes nas redações a partir do que expõem as
autoras citadas para a coesão como manifestação lingüística
da coerência que envolve não só os aspectos lógicos,
semânticos e cognitivos, mas também o conhecimento partilhado
entre os interlocutores - a informatividade. |
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