Maria Divina Moreira dos Santos Silva Dissertação na íntegra
 

Título: Ensino de Língua Materna e a Língua Empregada por Falantes Escolarizados: Estudo dos erros que comprometem a compreensão do texto na produção escrita do vestibulando

Resumo: O principal objetivo deste estudo é o de analisar, em redações produzidas por candidatos do vestibular, em que medida os “erros” comprometem ou não a compreensão do texto, a partir da hipótese de que parte dos problemas surgidos na produção dos textos dos candidatos do vestibular se deve ao fato de que os manuais valorizam em demasia o aspecto convencional da língua escrita e o divorciam do uso real da língua. Investigaram-se inadequações redacionais que dificultam ou impedem a compreensão do texto. Essas inadequações dizem respeito ao plano formal (coesão), ao plano semântico-conceitual (coerência) e ao sociocomunicativo (informatividade) e ocorrem pela omissão ou pelo inapropriado emprego dos mecanismos lingüísticos na superfície do texto, através dos quais a coerência e a informatividade se realizam. Subsidiaram este trabalho os estudos de Fávero (2003 ), de Koch ( 1994 ) e de Costa Val (1999 ) para a coesão e a coerência como fatores de textualidade centrados no texto. O trabalho procurou investigar as inadequações presentes nas redações a partir do que expõem as autoras citadas para a coesão como manifestação lingüística da coerência que envolve não só os aspectos lógicos, semânticos e cognitivos, mas também o conhecimento partilhado entre os interlocutores - a informatividade.