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Título:
A Reformulação Curricular da Área de Agropecuária
no Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO:
1995 a 2003
Resumo: Este trabalho tem o objetivo
de questionar as orientações político-pedagógicas
que foram vivenciadas no processo de reformulação curricular
no Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO
( Cefet Urutaí ) propondo novas habilitações. O CEFET
Urutaí tem atuado nos três níveis de Educação
Profissional : Básico, Técnico e Tecnológico, nas
áreas de Agropecuária e Informática. O objeto de
estudo e pesquisa deste trabalho é a estruturação
curricular da Área Agropecuária antes e após a reforma
com análise do período de 1995 a 2003. Os questionamentos
mais intensos numa releitura do processo histórico neste trabalho
são sobre a autonomia das escolas no processo de reformulação
curricular, sendo importante destacar também a concepção
que as pessoas envolvidas no processo têm de currículo, tornando
muito significativas às respostas de diferentes sujeitos deste
processo. É preciso ressaltar a importância do estudo da
gestão pública ( 1995 a 2003) no processo de Reformulação
Curricular da Educação Profissional, bem como as contribuições
dos egressos ( ex-alunos ) colhendo não só os depoimentos
verbais, mais acima de tudo sistematizado estes relato num registro escrito
das considerações sobre a Reformulação Curricular.
A escola realiza todos os anos um encontro de ex-alunos e com as contribuições
do encontro realizado no último sábado de setembro/2003
foi possível obter informações significativas para
a construção deste projeto de pesquisa, somando com estudos
complementares sobre a concepção de homem, de construção
de currículos, no que se refere à formação
de profissionais, de nível técnico da Educação
Profissional, que a partir da Lei Federal n° 9.394/96, esta separado
do Ensino Médio. O estudo deste trabalho da construção
de currículo, ou mesmo a reformulação curricular
proposta pelo Ministério da Educação é o foco
e nesta perspectiva a construção deste estudo oferecerá
dados para ações futuras que envolvem investigar o currículo
como instrumento de ação formadora, revendo o processo de
construção e reconstrução de currículos,
ressaltando as interferências inerentes no processo. |
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