Maria Aparecida de Oliveira Rosa Dissertação na íntegra
 

Título: A Reformulação Curricular da Área de Agropecuária no Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO: 1995 a 2003

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de questionar as orientações político-pedagógicas que foram vivenciadas no processo de reformulação curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí/GO ( Cefet Urutaí ) propondo novas habilitações. O CEFET Urutaí tem atuado nos três níveis de Educação Profissional : Básico, Técnico e Tecnológico, nas áreas de Agropecuária e Informática. O objeto de estudo e pesquisa deste trabalho é a estruturação curricular da Área Agropecuária antes e após a reforma com análise do período de 1995 a 2003. Os questionamentos mais intensos numa releitura do processo histórico neste trabalho são sobre a autonomia das escolas no processo de reformulação curricular, sendo importante destacar também a concepção que as pessoas envolvidas no processo têm de currículo, tornando muito significativas às respostas de diferentes sujeitos deste processo. É preciso ressaltar a importância do estudo da gestão pública ( 1995 a 2003) no processo de Reformulação Curricular da Educação Profissional, bem como as contribuições dos egressos ( ex-alunos ) colhendo não só os depoimentos verbais, mais acima de tudo sistematizado estes relato num registro escrito das considerações sobre a Reformulação Curricular. A escola realiza todos os anos um encontro de ex-alunos e com as contribuições do encontro realizado no último sábado de setembro/2003 foi possível obter informações significativas para a construção deste projeto de pesquisa, somando com estudos complementares sobre a concepção de homem, de construção de currículos, no que se refere à formação de profissionais, de nível técnico da Educação Profissional, que a partir da Lei Federal n° 9.394/96, esta separado do Ensino Médio. O estudo deste trabalho da construção de currículo, ou mesmo a reformulação curricular proposta pelo Ministério da Educação é o foco e nesta perspectiva a construção deste estudo oferecerá dados para ações futuras que envolvem investigar o currículo como instrumento de ação formadora, revendo o processo de construção e reconstrução de currículos, ressaltando as interferências inerentes no processo.