|
Título:
A construção de um ambiente virtual que utiliza o tema transversal
água para a interdisciplinaridade
Resumo: O presente trabalho tem como
objetivo principal a construção de um ambiente virtual,
numa perspectiva interdisciplinar que busque reestruturar as bases curriculares
e metodológicas para o Ensino Médio. Este material instrucional
produzido, traz através da temática água, um problema
hipotético a ser resolvido, mas com dimensões bastante próximos
da realidade. Constitui-se em uma apresentação estruturada
como um programa de computador, desenvolvida inicialmente para alunos
e professores do Colégio Técnico da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro. A complexidade das interações que
ocorrem em sala de aula, a constatação de ausência
de aprendizagem significativa dos alunos, bem como as mudanças
impostas pelas diretrizes curriculares do Ensino Médio, foram fatores
determinantes na busca desta estratégia de ensino pautada principalmente
na interdisciplinaridade, transversalidade e contextualização.
Dentro de uma filosofia de “software livre”, pressupõe-se
uma colaboração de professores, alunos e especialistas em
sua área de atuação, para a adequação
dos conteúdos e apresentação. Não há
intenção de esgotar os assuntos, mas criar vínculos
e discussão, onde a criação de novas versões
por outros autores, além de desejável, é um meio
de feedback. Embora virtual, a configuração da situação
– problema através de um software parece ter representado
para os professores envolvidos, de fato, uma oportunidade mais “visível”
para o desenvolvimento de um trabalho efetivamente interdisciplinar. |
|