Maria Amélia da Silva Campos Souza Dissertação na íntegra
 

Título: Ensino de Língua e Metodologia de Projetos: O caso do Ensino
Médio no CEFET de Uberaba

Resumo: Este estudo tem, como objeto de pesquisa, o ensino de Língua Portuguesa e, como objetivo maior, analisar aprendizagens significativas no ensino médio do CEFET de Uberaba, no ano de 2003. Objeto e objetivo maior se inter-relacionam a partir dos objetivos específicos: identificar as dificuldades dos alunos no ensino de Língua Portuguesa; analisar abordagens metodológicas que facilitam aprendizagens significativas e utilizar a metodologia de projetos enquanto um desses recursos. Nesta investigação trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo, utilizou-se questionário, aplicado a alunos da terceira série do ensino médio; análise da produção de texto e da produção de portfólio desses mesmos alunos. A interpretação dos dados coletados tomou, por referencial teórico, as reflexões de Bagno (2001, 2002); Geraldi (1999, 2002); Possenti (2002); Martins (2003); Hernández (1998) entre outros. O trabalho contribuiu para avaliar o ensino de língua portuguesa proporcionado na instituição; quais metodologias contribuem para aprendizagens significativas e, principalmente, para que os alunos percebessem a importância da língua materna em seu cotidiano