|
Título:
Ensino de Língua e Metodologia de Projetos: O caso do Ensino
Médio no CEFET de Uberaba
Resumo: Este estudo tem, como objeto
de pesquisa, o ensino de Língua Portuguesa e, como objetivo maior,
analisar aprendizagens significativas no ensino médio do CEFET
de Uberaba, no ano de 2003. Objeto e objetivo maior se inter-relacionam
a partir dos objetivos específicos: identificar as dificuldades
dos alunos no ensino de Língua Portuguesa; analisar abordagens
metodológicas que facilitam aprendizagens significativas e utilizar
a metodologia de projetos enquanto um desses recursos. Nesta investigação
trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa
de campo, utilizou-se questionário, aplicado a alunos da terceira
série do ensino médio; análise da produção
de texto e da produção de portfólio desses mesmos
alunos. A interpretação dos dados coletados tomou, por referencial
teórico, as reflexões de Bagno (2001, 2002); Geraldi (1999,
2002); Possenti (2002); Martins (2003); Hernández (1998) entre
outros. O trabalho contribuiu para avaliar o ensino de língua portuguesa
proporcionado na instituição; quais metodologias contribuem
para aprendizagens significativas e, principalmente, para que os alunos
percebessem a importância da língua materna em seu cotidiano |
|