Maria Alice Oliveira Dias Dissertação na íntegra
 

Título: A educação ambiental na formação do técnico agrícola do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba/MG

Resumo: Diante dos problemas sócioambientais resultantes da agricultura moderna (erosão e perda de fertilidade dos solos, diminuição e perda da biodiversidade, contaminação dos solos, da água, dos alimentos, efeito estufa e destruição da camada de ozônio e outros), da globalização, da pobreza, das mudanças que ocorrem no mundo do trabalho, tornou-se importante e necessária uma reflexão sobre a formação do Técnico Agrícola com habilitação em Agricultura, do ponto de vista ambiental. Este estudo, portanto, foi realizado com o objetivo de analisar como o processo ensino aprendizagem está sendo realizado, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma consciência ambiental, enfatizando o módulo de Silvicultura do Curso Técnico Agrícola com habilitação em Agricultura. Assim, através da aplicação de formulários a alunos e um professor do módulo de silvicultura e aos professores dos módulos pré- requisitos ao de silvicultura, procurou-se identificar como é tratada a questão da educação ambiental, como é realizado o trabalho interdisciplinar pelo professor, e se os alunos desenvolvem uma consciência ética ambiental, para a construção de uma sociedade sustentável. A análise dos dados deixou clara que a consciência ética ambiental entendida como essência do ato educativo, como o cerne da competência dos professores, principalmente daqueles que tratam de algo tão valioso como a natureza, não esta claramente expressa nas informações prestadas por alunos e professores. Neste contexto, parte-se de que, para a formação do Técnico Agrícola consciente e apto para atuar na realidade sócioambiental de um modo responsável é necessário que, além de transmissão de conhecimentos, a escola se proponha a trabalhar uma nova ética na relação sociedade-natureza, garantindo a formação de cidadãos, conhecedores dos problemas da sociedade brasileira, nos aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais. Palavras chave: educação agrícola, educação ambiental, interdisciplinaridade.