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Título:
O perfil do aluno egresso de ensino médio e análise comparativa
do processo de ensino-aprendizagem com os de concomitância interna:
estudo de caso na disciplina topografia
Resumo: O presente estudo teve por objetivo
avaliar o rendimento ou desempenho dos alunos egressos do Ensino Médio,
comparando seue rendimentos com os rendimentos dos alunos de concomitância
Interna, bem como identificar e questionar os problemas que levam os alunos
egressos do Ensino Médio a apresentar baixo rendimento escolar
na disciplina de topografia. Este estudo comparativo justificou-se, pois
buscou dar respostas científicas aos vários questionamento
da comunidade escolar, com relação as duas clientelas, clientela
esta, que passou a ser parte integrante da comunidade escolar do CEFET-Bambuí,
a partir da promulgação da nova LDB. Na revisão de
literatura, aborda-se na fundamentação teórica o
fracasso escolar, o processo ensino aprendizagem, englobando a história
atual CEFET-Bambuí, a reforma do ensino profissionalizante e o
projeto de aceleração de estudos “A Caminho da Cidadania”.
esta pesquisa avaliativa que ocorreu uma pluralidade de métodos
utilizou-se da pesquisa quantitativa, buscando estabelecer relação
entre causa e efeito entre as variáveis, estabelecendo parâmetros
mensuráveis para comprovar ou não as hipóteses levantadas
e da pesquisa qualitativa, procurando captar o fenômeno ( baixo
rendimento escolar dos alunos egressos do ensino Médio ) em toda
a sua extensão, levantando possíveis variáveis relacionada
ao fenômeno, utilizando-se da experiência do pesquisador como
professor para avaliar o resultado obtido na pesquisa. Aos comparar os
dois grupos de alunos foi possível detectar diferenças significativas
no rendimento escolar entre eles, e ainda levantou os seguintes fatores
que estariam relacionados ao baixo rendimento escolar dos egressos do
Ensino Médio : - tipo E.M. cursando; - rendimento em matemática
no E.M.; - vias usadas para a conclusão do E.M – manutenção
financeira no CEFET; - escolha do curso técnico; motivação;
- estudo extra classe;- tempo destinado ao estudo extra classe; - tempo
destinado ao estudo de topografia; - formação das turmas;
- reforço ou nivelamento em matemática; regime escolar,
deslocamento do CEFET; - casa e casa – CEFET; - eficiência
do ensino de matemática no Ensino Médio; - estudo de geometria
e trigonometria no Ensino Médio; - conhecimento gerado pelo Ensino
Médio; - oferecimento do módulo de Desenho Técnico;
-direcionamento do módulo de Topografia; - Desenho Técnico
como pré-requisito do módulo de Topografia; - pretensões
ao terminar o ensino técnico. Com o levantamento deste fatores
identifica-se e questiona-se as necessidades de orientação
escolar, de ajustamento pessoal e ainda possibilitou o traçar o
perfil deste alunos.
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