Marcos Gonçalves Pereira Dissertação na íntegra
 

Título: O perfil do aluno egresso de ensino médio e análise comparativa do processo de ensino-aprendizagem com os de concomitância interna: estudo de caso na disciplina topografia

Resumo: O presente estudo teve por objetivo avaliar o rendimento ou desempenho dos alunos egressos do Ensino Médio, comparando seue rendimentos com os rendimentos dos alunos de concomitância Interna, bem como identificar e questionar os problemas que levam os alunos egressos do Ensino Médio a apresentar baixo rendimento escolar na disciplina de topografia. Este estudo comparativo justificou-se, pois buscou dar respostas científicas aos vários questionamento da comunidade escolar, com relação as duas clientelas, clientela esta, que passou a ser parte integrante da comunidade escolar do CEFET-Bambuí, a partir da promulgação da nova LDB. Na revisão de literatura, aborda-se na fundamentação teórica o fracasso escolar, o processo ensino aprendizagem, englobando a história atual CEFET-Bambuí, a reforma do ensino profissionalizante e o projeto de aceleração de estudos “A Caminho da Cidadania”. esta pesquisa avaliativa que ocorreu uma pluralidade de métodos utilizou-se da pesquisa quantitativa, buscando estabelecer relação entre causa e efeito entre as variáveis, estabelecendo parâmetros mensuráveis para comprovar ou não as hipóteses levantadas e da pesquisa qualitativa, procurando captar o fenômeno ( baixo rendimento escolar dos alunos egressos do ensino Médio ) em toda a sua extensão, levantando possíveis variáveis relacionada ao fenômeno, utilizando-se da experiência do pesquisador como professor para avaliar o resultado obtido na pesquisa. Aos comparar os dois grupos de alunos foi possível detectar diferenças significativas no rendimento escolar entre eles, e ainda levantou os seguintes fatores que estariam relacionados ao baixo rendimento escolar dos egressos do Ensino Médio : - tipo E.M. cursando; - rendimento em matemática no E.M.; - vias usadas para a conclusão do E.M – manutenção financeira no CEFET; - escolha do curso técnico; motivação; - estudo extra classe;- tempo destinado ao estudo extra classe; - tempo destinado ao estudo de topografia; - formação das turmas; - reforço ou nivelamento em matemática; regime escolar, deslocamento do CEFET; - casa e casa – CEFET; - eficiência do ensino de matemática no Ensino Médio; - estudo de geometria e trigonometria no Ensino Médio; - conhecimento gerado pelo Ensino Médio; - oferecimento do módulo de Desenho Técnico; -direcionamento do módulo de Topografia; - Desenho Técnico como pré-requisito do módulo de Topografia; - pretensões ao terminar o ensino técnico. Com o levantamento deste fatores identifica-se e questiona-se as necessidades de orientação escolar, de ajustamento pessoal e ainda possibilitou o traçar o perfil deste alunos.