|
Título:
A importância das práticas de campo no Instituto Federal
de Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Rio do Sul, para a
formação do Técnico Agrícola
Resumo: Com uma frequência cada
vez maior, a sociedade moderna, passa por processo de reestruturação,
principalmente através de alterações processadas
no mundo do trabalho. Neste contexto as formas tradicionais de desenvolvimento,
que se baseavam no modelo taylorista/fordista, vão se tornando
historicamente superadas. Nas últimas décadas, com o aprimoramento
e surgimento de novas tecnologias, aconteceram mudanças expressivas
no setor produtivo. Na educação não poderia ser diferente.
A formação profissional para atender essas exigências
torna-se assim uma obrigatoriedade. Os centros responsáveis pela
formação devem, proporcionar aos educando dos cursos técnicos,
aulas práticas de campo em consonância com a teoria, necessária
para melhorar a sua atividade profissional, dentre as quais, o gerenciamento
de pequenas empresas, avaliação do mercado, cronograma e
escalonamento de produção e outros, Preparando-os desta
forma para uma atuação mais eficiente. O sistema escola
fazenda empregado pela rede federal de educação as escolas
agrotécnicas, até recentemente preconizava a pedagogia do
“aprender a fazer fazendo” distorções neste
sistema levaram que os alunos fossem utilizados nas escolas como mão
de obra barata e voltadas para produção. Nos dias atuais
com a reforma do sistema a pedagogia adotada apregoa o aprender a aprender.
Onde as aulas práticas de campo são concedidas no intuito
educativo e não produtivo. Neste trabalho constatou-se através
da utilização de metodologia qualitativa (uso de questionários),
aplicados a alunos do terceiro ano e egressos que as aulas práticas
tem um efeito significativo sobre a formação técnica. |
|