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Título:
A informática na formação do técnico em agropecuária
no Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe:
essencial ou irrelevante?
Resumo: Este estudo tem como objetivo
investigar se os conhecimentos de informática são essenciais
ou irrelevantes na formação dos futuros técnicos
no Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária,
do Campus São Cristóvão, do Instituto Federal de
Sergipe, antiga Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão
- SE. Os dados foram coletados em 2009 através de um questionário
aplicado aos alunos das três séries de formação
profissional do referido curso e outro questionário aos seus professores
que atuam nas áreas curriculares de formação geral
e de formação técnica. Os resultados e as análises
mostraram que, apesar da informática ser uma importante ferramenta
no desenvolvimento da boa qualidade do curso, bem como numa melhor formação
de um técnico em Agropecuária, os recursos das tecnologias
da comunicação e informação ainda são
timidamente utilizados pelos professores pesquisados. O desenvolvimento
de uma política de capacitação dos professores na
utilização dos recursos de informática para um melhor
desempenho de suas atividades pedagógicas e a aplicação
da transversalidade dos diversos conteúdos programáticos
do curso com essas tecnologias foram as principais questões levantadas
pelos docentes nesta pesquisa. Além das contribuições
apresentadas pelos alunos e professores acerca da temática deste
trabalho, também foram identificadas diversas críticas acerca
do funcionamento do Curso Técnico de Nível Médio
em Agropecuária e da própria instituição,
que têm trazido alguns prejuízos no processo de ensino-aprendizagem.
Concluímos que, apesar dos sujeitos da pesquisa considerarem a
informática relevante para a formação dos técnicos
em agropecuária, os docentes a utilizam pouco e seu percentual
na carga horária geral do currículo é bastante baixa.
Isto nos leva a crer que a importância dada à informática
na formação do técnico em agropecuária do
Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe
é muito mais uma ideologia do que uma prática educativa
efetiva. |
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