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Título:
O Proeja a partir da concepção de seus educandos –
um estudo comparado da realidade do Instituto Federal do Rio Grande do
Sul- IFRS/ Campus Sertão e o Campus Bento Gonçalves.
Resumo: A presente pesquisa trata de
um estudo comparativo com objetivo de analisar como está sendo
desenvolvida a modalidade PROEJA no Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul – IFRS, nos Campi
de Sertão e Bento Gonçalves, quanto ao funcionamento dos
cursos, mais especificamente o Curso Técnico em Comércio,
baseado na visão dos discentes. A EJA atende aos jovens e adultos
pertencentes às camadas populares, clientela excluída sob
aspectos socioeconômico e cultural em nossa sociedade contemporânea,
historicamente "marcada" por profundas desigualdades sociais.
Diante desse contexto, surgiu a preocupação e o motivo principal
desta pesquisa. Buscou-se, assim, fazer uma correlação entre
a abordagem metodológica, a prática docente e a formação
educacional do cidadão atendido por essa modalidade de ensino.
O Decreto no 5.478/2005 instituiu, no âmbito das Instituições
Federais de Educação (IFE’s), o Programa de profissionalização
na modalidade de EJA que alterado pelo decreto no 5.840/2006, define o
Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional da Educação Básica à Educação
Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
(PROEJA). Este Programa traz para as IFE’s um novo desafio, que
é atender uma parcela da população que não
obteve oportunidade de uma boa educação básica e
profissional na idade regular. Utilizando-se da pesquisa do tipo exploratória
com características descritivas e da metodologia do estudo de caso,
resgatando e analisando as estratégias de funcionamento dessa Instituição
de Ensino Técnico Profissional, se analisou e comparou dados, utilizando-se
questionário, aplicado com uma turma de cada Campi do Curso Técnico
em Comércio, buscando descobrir se, estas vem sistematicamente
favorecendo e ampliando o processo de inclusão social. Os resultados
apontam para algumas práticas diferenciadas entre os Campi, constatando
algumas contradições, especialmente, no que se refere ao
cumprimento de seus objetivos e na articulação entre aulas
teóricas e preparação para o mercado de trabalho.
Verificou-se que cada Instituição de Ensino adota critérios
diferentes, baseado nas concepções do grupo que está
diretamente ligado ao funcionamento dos cursos. Outra contradição
identificada, entre as duas experiências, versa sobre o entendimento
que cada comunidade escolar local tem sobre a modalidade de ensino PROEJA.
Os resultados constataram que, de um modo geral, há consonância
de objetivos entre as instituições, embora não tenham
sido desenvolvidas atividades que possam buscar uma aproximação
de métodos de trabalhos semelhantes, mas que ainda há muito
para ser feito, por tratar-se da mesma instituição de ensino. |
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