Marcos Antonio Rocha Cavalcante Dissertação na íntegra
 

Título: Pedagogia de projeto de ensino na criação de novilhas, no CEFET de Urutaí – GO

Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver as concepções metodológicas através da pedagogia de projeto de pesquisa, com os alunos do Curso do Ensino Médio Profissionalizante com habilitação em Zootecnia do CEFET de Urutaí – Go. Os estudantes investigaram como poderiam criar bezerras a pasto, usando alimentos de baixo custo, podendo os animais ganhar peso nos períodos chuvosos e secos. Este é o principal motivo, pelo qual os produtores de leite da região acabam desistindo de fazer suas próprias matrizes; os principais minerais utilizados na alimentação dos bovinos e como o rúmen é um dos compartimentos do estômago dos ruminantes no qual a micro- flora e a micro-fauna poderão ser estimuladas a multiplicarern, a partir dos minerais utilizados na alimentação, com isso criando condições para ganharem peso. A bezerra com este tratamento chegará à primeira cria com o peso e a idade adequados. Como os animais foram criados a pasto, a gramínea escolhida, foi a Brachiaria brizanta. Esta técnica de pedagogia de projeto de pesquisa contribuiu com a interdisciplinaridade, e despertou nos alunos desta instituição de ensino-CEFET de Urutaí-GO, a construção do conhecimento de forma significativa, a partir da reflexão e contextualização do que aprenderam na prática, despertando nos educandos uma visão crítica, bem como um melhor entendimento sobre a produção e criação de bezerras de leite usando um suplemento protéico energético de baixo custo.