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Título:
Percepção dos impactos ambientais causados
pelos dejetos da suinocultura na área do CEFET-Rio Pomba/MG
Resumo: Diante do contínuo
e crescente desenvolvimento da prática de suinocultura em confinamento,
que é considerada pelo órgão de fiscalização
ambiental como de alto potencial poluidor, este trabalho foi realizado
como forma de contribuição para uma formação
consciente dos alunos matriculados no curso Técnico em Zootecnia
de Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio
Pomba/MG, tendo como objetivo geral fornecer subsídios para uma
maior interação do processo educacional do CEFET-Rio Pomba
e o mercado de trabalho, nas atividades relacionadas à suinocultura.
Para este fim, Foram selecionados os alunos matriculados no 3º ano
do curso técnico com formação em Zootecnia, cuja
matriz curricular aborda de forma mais ampla e evidente o estudo da suinocultura.
A turma foi composta por 34 alunos, que constituíram o universo
possível da pesquisa. O estudo proposto compreendeu o desenvolvimento
das atividades em 3 etapas, sendo a Etapa 1 caracterizada pelo diagnóstico
do nível de percepção inicial; a Etapa 2 caracterizada
pelos estudos desenvolvidos junto aos alunos; e a Etapa 3 caracterizada
pelo diagnóstico do nível de percepção, após
as abordagens. Na etapa 1 foi solicitado aos alunos a relacionarem os
aspectos positivos e negativos referentes as atividades desenvolvidas
pela suinocultura dentro da área do CEFET. Dentre as respostas
obtidas pelo questionário procedeu-se uma análise qualitativa,
e foram selecionadas aquelas que se caracterizam com impactos ambientais
causados pelos dejetos. Os resultados foram tabelados, e apresentados
aos alunos, para discussão. Na Etapa 2, foram desenvolvidos os
estudos, através de pesquisas, em sala de aula, sendo caracterizados
e avaliados os impactos ambientais oriundos da prática das atividades
da suinocultura. O método adotado foi o da Listagem de Controle
Descritiva, segundo a classificação qualitativa pelo "
Critério de Valor" o que permitiu identificar os impactos
ambientais, relacionando ações, componentes ambientais coletando
informações sobre as técnicas mais adequadas para
a ponderação relativa dos impactos. Procedeu-se a demonstração
das variações da qualidade ambiental de efluente na chorumbeira
e do curso d'água existente nas imediações, antes
e após a descarga dos dejetos, através de análises
físico-químicas e biológicas, possibilitando aos
alunos desenvolverem esta percepção. Na etapa 3, foi aplicado
o mesmo questionário anterior, para reavaliação do
nível de percepção individual quanto aos impactos
ambientais positivos e negativos identificados, originados pelo dejetos
da suinocultura, na área do CEFET. Os resultados foram tabelados,
apresentados e discutidos com os alunos, em sala de aula. Foi realizado
uma análise comparativa entre os resultados obtidos nas etapas
1 e 3, com elaboração de tabela e gráficos, contando-se
uma mudança na percepção pelos alunos a respeito
dos efeitos que esta prática proporciona. Os resultados observados
neste estudo apontaram uma falha no conteúdo curricular do curso
Técnico com formação em Zootecnia. Comprovou-se que
os alunos formandos neste curso possuem uma visão reducionista
a respeito dos impactos ambientais gerados pelos dejetos oriundos da suinocultura,
dificultando o entendimento e a visão do futuro profissional em
relação aos impactos causados por esta prática, visto
que, o mercado de trabalho e os órgãos de fiscalização
ambiental vêm se tornando cada vez mais exigente no controle dos
danos ao meio ambiente. Este trabalho buscou a formação
de sinergia entre educação, produção e qualidade
de vida. |
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