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Título:
Os Novos Desafios da Educação Profissional e Tecnólogica
na Bahia com a implantação do IF Baiano.
Resumo: Este trabalho buscou investigar
as percepções de servidores ativos e efetivos bem como dos
gestores integrantes das antigas Escolas Agrotécnicas Federais
da Bahia em relação à reorganização
da rede federal de educação profissional, científica
e tecnológica e ao processo de implantação da nova
institucionalidade criada pela Lei 11.892/2008 – os Institutos Federais.
Procurou, também, identificar os maiores desafios a serem enfrentados
pelo Instituto Federal Baiano para implementação de uma
educação profissional e tecnológica de qualidade.
Fez um resgate histórico das políticas públicas voltadas
para a educação profissional no Brasil a partir da década
de 1990 até o período de realização desta
pesquisa, visando dar sustentação teórica ao trabalho,
sem a preocupação de uma discussão exaustiva sobre
essas políticas, apresentando algumas reformas e/ou ações
governamentais implementadas para essa modalidade de ensino nesse mesmo
período. A pesquisa se deu com uma abordagem qualitativa, sendo
utilizado como instrumento de pesquisa o questionário, que foi
aplicado a um grupo amostral de aproximadamente 1/3 do corpo de servidores
das quatro antigas Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia bem como
aos seus diretores gerais. Foi feita uma caracterização
do novo modelo institucional, criado a partir da transformação
dessas unidades em Instituto Federal e discutidos aspectos relacionados
às inquietações que permearam os debates antes e
após a criação dos Institutos. Por fim, após
a sistematização das respostas obtidas do universo pesquisado,
foram apresentados, na visão dos grupos amostrais, os maiores desafios
a serem enfrentados pelo IF Baiano para consolidação da
nova estrutura organizacional. |
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