Marciléia Balbina Prenazzi de Almeida Dissertação na íntegra
 

Título: A Efetividade da Contribuição Escolar para a Transformação Socioeconômica do Aluno Egresso.

Resumo: A concepção do presente trabalho parte da inquietação sobre o real papel da escola na vida dos egressos dos vários cursos oferecidos pelo sistema público de ensino e, especialmente o Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, que se tornou referência na educação profissional ao receber alunos não só de toda a região, mas também de distantes cidades. Nesse contexto, perguntamo-nos se o IF Sudeste MG - Campus Barbacena tem realizado, como instituição pública de ensino, o papel de inclusão social que lhe é conferido nesse momento em que se tem discutido tanto sobre ações afirmativas e redes sociais em todo o país. A escola realmente tem contribuído para a melhoria socioeconômica de vida dos seus egressos? Existe a necessidade da formação de mão de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho. A carência de mão de obra qualificada é grande, e só será possível suprir essa necessidade priorizando a educação científica e humanística, além de desenvolver as habilidades básicas que tornem o jovem do ensino médio habilitado para exercer de forma legalizada suas atividades profissionais. Tendo em vista os argumentos apresentados, percebe-se que alguns jovens ingressam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, como forma de conseguirem se estabilizar profissionalmente enquanto outros estão em busca de um ensino gratuito e de boa qualidade para ascender ao ensino superior. Pretende-se verificar se o investimento governamental tem retorno para a sociedade de uma maneira geral, através de entrevistas quanti e qualitativas, e também a importância do ensino técnico em agropecuária para os egressos, bem como a participação da família na trajetória escolar.