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Título:
A Efetividade da Contribuição Escolar para a Transformação
Socioeconômica do Aluno Egresso.
Resumo: A concepção do
presente trabalho parte da inquietação sobre o real papel
da escola na vida dos egressos dos vários cursos oferecidos pelo
sistema público de ensino e, especialmente o Curso Técnico
em Agropecuária do Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena,
que se tornou referência na educação profissional
ao receber alunos não só de toda a região, mas também
de distantes cidades. Nesse contexto, perguntamo-nos se o IF Sudeste MG
- Campus Barbacena tem realizado, como instituição pública
de ensino, o papel de inclusão social que lhe é conferido
nesse momento em que se tem discutido tanto sobre ações
afirmativas e redes sociais em todo o país. A escola realmente
tem contribuído para a melhoria socioeconômica de vida dos
seus egressos? Existe a necessidade da formação de mão
de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho.
A carência de mão de obra qualificada é grande, e
só será possível suprir essa necessidade priorizando
a educação científica e humanística, além
de desenvolver as habilidades básicas que tornem o jovem do ensino
médio habilitado para exercer de forma legalizada suas atividades
profissionais. Tendo em vista os argumentos apresentados, percebe-se que
alguns jovens ingressam nas instituições da Rede Federal
de Educação Profissional e Tecnológica, como forma
de conseguirem se estabilizar profissionalmente enquanto outros estão
em busca de um ensino gratuito e de boa qualidade para ascender ao ensino
superior. Pretende-se verificar se o investimento governamental tem retorno
para a sociedade de uma maneira geral, através de entrevistas quanti
e qualitativas, e também a importância do ensino técnico
em agropecuária para os egressos, bem como a participação
da família na trajetória escolar. |
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