|
Título:
Tecnologia de Informação e da Comunicação
e os Projetos de Trabalho Online
Resumo: As
TIC podem ser um importante suporte pedagógico para a educação.
De acordo com kenski (2007), para que tragam benefícios reais à
educação, é preciso que o potencial pedagógico
das TIC seja compreendido, respeitando-se as peculiaridades do ensino
e da tecnologia. Cabe, portanto, aos educadores, buscar alternativas para
explorar as TIC e orientar os alunos quanto à sua utilização,
a fim de tentar ressaltar os benefícios por seu uso na educação.
O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar implicações
do uso das TIC no processo ensino-aprendizagem de alunos da educação
agrícola do Instituto Federal do Triângulo Mineiro –
Campus Uberaba. Foi desenvolvida uma metodologia orientada a projetos
de trabalhos como uma tentativa de implementar a disciplina de Informática
Básica numa dinâmica de trabalho que potencializa o desenvolvimento
de diferentes habilidades nos alunos. O estudo apresenta duas principais
contribuições para o campo da Educação Agrícola
de nível Técnico e Tecnológico: implementar uma prática
inovadora que desperte nos alunos o interesse pelo uso educativo das TIC
e indicar aos professores uma forma mais atraente de desenvolver projetos
de trabalho tendo as TIC como mediadoras. |
|