Marcia de Freitas Zago Dissertação na íntegra
 

Título: Tecnologia de Informação e da Comunicação e os Projetos de Trabalho Online

Resumo: As TIC podem ser um importante suporte pedagógico para a educação. De acordo com kenski (2007), para que tragam benefícios reais à educação, é preciso que o potencial pedagógico das TIC seja compreendido, respeitando-se as peculiaridades do ensino e da tecnologia. Cabe, portanto, aos educadores, buscar alternativas para explorar as TIC e orientar os alunos quanto à sua utilização, a fim de tentar ressaltar os benefícios por seu uso na educação. O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar implicações do uso das TIC no processo ensino-aprendizagem de alunos da educação agrícola do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba. Foi desenvolvida uma metodologia orientada a projetos de trabalhos como uma tentativa de implementar a disciplina de Informática Básica numa dinâmica de trabalho que potencializa o desenvolvimento de diferentes habilidades nos alunos. O estudo apresenta duas principais contribuições para o campo da Educação Agrícola de nível Técnico e Tecnológico: implementar uma prática inovadora que desperte nos alunos o interesse pelo uso educativo das TIC e indicar aos professores uma forma mais atraente de desenvolver projetos de trabalho tendo as TIC como mediadoras.