Marcia de Freitas Rosa Dissertação na íntegra
 

Título: A aplicação de boas práticas: uma contribuição para a atualização das competências nos currículos dos cursos técnico em agropecuária e agroindústria do IFTM - Campus Uberlândia

Resumo: Esta pesquisa objefivou estudar a contribuição das Boas Práticas Agrícolas e de Fabricação na aquisição de competências propostas pelas matrizes curriculares dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-Campus Uberlândia (IFTM- Campus Uberlândia). Foi utilizada uma proposta interdisciplinar aplicada à produção de hortaliças folhosas destinada ao consumo no Setor de Alimentação e Nutrição da Instituição. Participaram da pesquisa 20 estudantes do Curso Técnico em Agropecuária e 17 do Curso em Agroinddstria do IFTM- Campus Uberlândia. Para avaliar o processo pedagógico, utilizou-se o método de avaliação de atitude do indivíduo, construindo-se questionários relativos às principais fases de desenvolvimento do projeto (processo e seus controles e análises microbiológicas). Os instrumentos de avaliação continham afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos necessários para compreender as etapas que envolvem o processo das boas práticas. Estas foram pontuadas com uma escala variando entre o "discordo muito" ao "concordo muito", com um total de sete pontos. Esses foram aplicados em duas etapas diferentcs, scndo a primeira representativa da condição zero, ou seja, sem qualquer envolvimento com as atividades do projeto e a segunda, após concluir as atividades práticas. Para coda plantio foram selecionados 50 pés de alface colhidos aleatoriamente. As amostras de cada plantio (convencional e BPA) e cada processamento (convencional e BPF), após a coleta, foram transportadas para o Laboratório de Análises Microbiológicas de Alimentos do IFTM-Campus Uberlândia, onde foram realizadas as análises de Coliformes a 35°C e Coliformes a 45°C. Os testes diagnósticos sobre os conhocimentos era BPA e BPF apresentaram notas médias superiores a 6 para os quarto grupos avaliados, houve um aumento nos valores das notas das avaliações, após o treinamento aplicado. Entretanto, os resultados não demonstram diferenças estatísticas significativas entre os grupos, tanto no primeiro quanto no segundo momento em relação ao nível de conhecimento sobre BPA e BPF. Esse resultado pode ser justificado, uma vez que o estudo teve a limitação quanto ao pequcno tamanho da amostra. Utilizou-se ainda, análise das imagens dos sujeitos nas diferentes etapas do trabalho, quando se pôde observar a cooperação e a organização do grupo com a criação de líderes melhorando o desempenho das atividades. O presente trabalho permitiu vincular o conhecimento acadêmico pesquisa aplicada. Foi possível acompanhar a construção do conhecimento por parte dos estudantes e pesquisador, que se efetivou por meio dos princípios que embasam a prática interdisciplinar. São esses princípios que contribuem para a formação de cidadãos críticos e participativos.