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Título:
A aplicação de boas práticas: uma contribuição
para a atualização das competências nos currículos
dos cursos técnico em agropecuária e agroindústria
do IFTM - Campus Uberlândia
Resumo: Esta pesquisa objefivou estudar
a contribuição das Boas Práticas Agrícolas
e de Fabricação na aquisição de competências
propostas pelas matrizes curriculares dos Cursos Técnicos em Agropecuária
e Agroindústria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-Campus
Uberlândia (IFTM- Campus Uberlândia). Foi utilizada uma proposta
interdisciplinar aplicada à produção de hortaliças
folhosas destinada ao consumo no Setor de Alimentação e
Nutrição da Instituição. Participaram da pesquisa
20 estudantes do Curso Técnico em Agropecuária e 17 do Curso
em Agroinddstria do IFTM- Campus Uberlândia. Para avaliar o processo
pedagógico, utilizou-se o método de avaliação
de atitude do indivíduo, construindo-se questionários relativos
às principais fases de desenvolvimento do projeto (processo e seus
controles e análises microbiológicas). Os instrumentos de
avaliação continham afirmativas referentes aos conceitos
e conhecimentos necessários para compreender as etapas que envolvem
o processo das boas práticas. Estas foram pontuadas com uma escala
variando entre o "discordo muito" ao "concordo muito",
com um total de sete pontos. Esses foram aplicados em duas etapas diferentcs,
scndo a primeira representativa da condição zero, ou seja,
sem qualquer envolvimento com as atividades do projeto e a segunda, após
concluir as atividades práticas. Para coda plantio foram selecionados
50 pés de alface colhidos aleatoriamente. As amostras de cada plantio
(convencional e BPA) e cada processamento (convencional e BPF), após
a coleta, foram transportadas para o Laboratório de Análises
Microbiológicas de Alimentos do IFTM-Campus Uberlândia, onde
foram realizadas as análises de Coliformes a 35°C e Coliformes
a 45°C. Os testes diagnósticos sobre os conhocimentos era BPA
e BPF apresentaram notas médias superiores a 6 para os quarto grupos
avaliados, houve um aumento nos valores das notas das avaliações,
após o treinamento aplicado. Entretanto, os resultados não
demonstram diferenças estatísticas significativas entre
os grupos, tanto no primeiro quanto no segundo momento em relação
ao nível de conhecimento sobre BPA e BPF. Esse resultado pode ser
justificado, uma vez que o estudo teve a limitação quanto
ao pequcno tamanho da amostra. Utilizou-se ainda, análise das imagens
dos sujeitos nas diferentes etapas do trabalho, quando se pôde observar
a cooperação e a organização do grupo com
a criação de líderes melhorando o desempenho das
atividades. O presente trabalho permitiu vincular o conhecimento acadêmico
pesquisa aplicada. Foi possível acompanhar a construção
do conhecimento por parte dos estudantes e pesquisador, que se efetivou
por meio dos princípios que embasam a prática interdisciplinar.
São esses princípios que contribuem para a formação
de cidadãos críticos e participativos. |
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