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Título:
Análise comparativa do desempenho entre os discentes do Curso Técnico
em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará – campus
Iguatu.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada
no Instituto Federal do Ceará, campus Iguatu com 55 alunos (público
alvo) de 02 turmas, uma da segunda e outra da terceira série do
ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária
no ano letivo de 2010. Tendo por referência os regimes de inserção
e manutenção estudantil na escola, decidiu-se analisar os
fatores que determinam o melhor desempenho de estudantes mantidos sob
o regime de internato, em relação aos mantidos sob o regime
de semi-internato e destes em relação aos de externato escolar,
investigando os fatores que interferem na motivação/desmotivação
dos educandos no processo ensino/aprendizagem, analisando de que forma
as relações que se dão no internato promovem a aprendizagem
e o papel da dialógica no processo de construção
de conhecimento pelos sujeitos (alunos). Engloba, também, a história
da educação profissional no Brasil e no atual campus Iguatu.
Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem
de caráter descritivo. Utilizou-se a metodologia de aplicação
de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados para
os alunos e feita a análise de fontes bibliográficas primárias.
Pode-se perceber que o maior rendimento escolar dos alunos em regime de
internato se deve a variáveis extraescolares e intraescolares,
englobando maior tempo reservado para o estudo extra-sala, construção
do conhecimento de forma coletiva, o acreditar na educação
como forma de crescimento pessoal e profissional, a área profissional
escolhida está diretamente relacionada com a sua vida extraescola,
visto que, a maioria é oriunda da zona rural e são filhos
de agricultores, diferentemente dos alunos externos, os quais não
têm nem uma relação com o setor agropecuário.
Dos fatores que motivam os alunos deve-se destacar a importância
da família como fator de maior influência, vieram em segundo
lugar os colegas, o que destaca a importância de um trabalho pedagógico
em que essa relação seja fortalecida. Dentre os fatores
apontados pelos alunos e que impactam seu cotidiano escolar de modo negativo
pode-se destacar: o excesso de disciplina; poucas aulas práticas
e visitas técnicas; a metodologia dos professores; a falta de comunicação
na instituição. Conclui-se, portanto, que um dos grandes
desafios da instituição está em descobrir as aspirações
dos alunos e construir coletivamente propostas de trabalho criativas e
capazes de incentivá-los para o estudo, tornando-se um aluno ativo
e não apenas executor de atividades de ensino. Para que isso ocorra
é importante uma reflexão no fazer pedagógico e na
formação continuada dos profissionais desse campus e a oferta
de momentos de interação, de diálogos com os alunos. |
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