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Título:
O Agrotóxico como Tema Problematizador no Ensino
de Química na Formação Técnico Agrícola.
Resumo: O desenvolvimento
da indústria química visando a produções sintéticas
de novas substâncias intensificou a partir da II Guerra Mundial.
Nos lares, no trabalho industrial e agrícola, nos rios, e mares,
e na atmosfera, em todo o planeta jazem substâncias químicas
de origem antropogênica, criando muitas vezes riscos à saúde,
ao meio ambiente e ao próprio futuro das sociedades humanas. Nesse
contexto, temos os agrotóxicos, que são substâncias
químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos)
utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, tom a finalidade
de alterar a composição destes e, assim, preservá-los
da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.
E, qualquer um de nós pode estar absorvendo, sem perceber, pequenas
doses diárias de puro veneno no simples ato de comer frutas, hortaliças
ou ate mesmo a carne, aparentemente inofensivos. Assim utilizamos o tema
“Agrotóxicos" como eixo norteado para caracterizar o
ensino a partir de dois aspectos: a informação química
e o contexto social. Com esta função delineamos a nossa
problemática de estudo no seguinte questionamento: Qual a visão
dos alunos sobre agrotóxicos e como procedem o descarte de suas
embalagens? e o instrumento de coleta de dados foi um questionário
aplicado com os alunos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês
e Assentados da região. Visando identificar as concepções
prévias dos alunos sobre a questão para então, definirmos
conteúdos de aprendizagem tendo como tema gerador "os agrotóxicos"
e desenvolver nos mesmos uma consciência crítica e participativa
no exercício da cidadania. Os resultados nos indicam que os usuários
dos agrotóxicos desconhecem o que define a legislação
vigente sobre agrotóxicos e que o descumprimento da mesma 6 considerado
crime ambiental além dos riscos à Saúde dos seres
vivos. Observou-se também que apesar das observações
constantes nas embalagens não há por parte dos usuários
uma preocupação de que o manuseio inadequado poderá
trazer conseqüências danosas tanto para a saúde como
para o meio ambiente. Partindo das concepções dos alunos
buscamos selecionar conteúdos de aprendizagem e lecionar que conteúdos
trabalhar não 6 uma tarefa fácil, pois cada vez mais surgem
conhecimentos de novos campos e, em contrapartida o tempo nas escolas,
na melhor das hipóteses, mantém-se o mesmo. Porém
essa seleção deve ser feita de forma que os conteúdos
sejam significativos e possibilitem a compreensão de fenômenos
socialmente relevantes. Da análise dos resultados obtidos podemos
considerar que: é possível modificar atitudes e formar hábitos
através do conhecimento química das questões do cotidiano;
a discussão de temas sociais contextualizado promove uma interação
mais efetiva entre aluno-aluno e professor-aluno, faro observado na discussão
do texto "Lixo Agrícola”; Necessidade de propostas de
ensino que promova uma ação afetiva no contexto do aluno.
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