Marcelito Trindade Almeida Dissertação na íntegra
 

Título: O Agrotóxico como Tema Problematizador no Ensino de Química na Formação Técnico Agrícola.

Resumo: O desenvolvimento da indústria química visando a produções sintéticas de novas substâncias intensificou a partir da II Guerra Mundial. Nos lares, no trabalho industrial e agrícola, nos rios, e mares, e na atmosfera, em todo o planeta jazem substâncias químicas de origem antropogênica, criando muitas vezes riscos à saúde, ao meio ambiente e ao próprio futuro das sociedades humanas. Nesse contexto, temos os agrotóxicos, que são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, tom a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas. E, qualquer um de nós pode estar absorvendo, sem perceber, pequenas doses diárias de puro veneno no simples ato de comer frutas, hortaliças ou ate mesmo a carne, aparentemente inofensivos. Assim utilizamos o tema “Agrotóxicos" como eixo norteado para caracterizar o ensino a partir de dois aspectos: a informação química e o contexto social. Com esta função delineamos a nossa problemática de estudo no seguinte questionamento: Qual a visão dos alunos sobre agrotóxicos e como procedem o descarte de suas embalagens? e o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os alunos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês e Assentados da região. Visando identificar as concepções prévias dos alunos sobre a questão para então, definirmos conteúdos de aprendizagem tendo como tema gerador "os agrotóxicos" e desenvolver nos mesmos uma consciência crítica e participativa no exercício da cidadania. Os resultados nos indicam que os usuários dos agrotóxicos desconhecem o que define a legislação vigente sobre agrotóxicos e que o descumprimento da mesma 6 considerado crime ambiental além dos riscos à Saúde dos seres vivos. Observou-se também que apesar das observações constantes nas embalagens não há por parte dos usuários uma preocupação de que o manuseio inadequado poderá trazer conseqüências danosas tanto para a saúde como para o meio ambiente. Partindo das concepções dos alunos buscamos selecionar conteúdos de aprendizagem e lecionar que conteúdos trabalhar não 6 uma tarefa fácil, pois cada vez mais surgem conhecimentos de novos campos e, em contrapartida o tempo nas escolas, na melhor das hipóteses, mantém-se o mesmo. Porém essa seleção deve ser feita de forma que os conteúdos sejam significativos e possibilitem a compreensão de fenômenos socialmente relevantes. Da análise dos resultados obtidos podemos considerar que: é possível modificar atitudes e formar hábitos através do conhecimento química das questões do cotidiano; a discussão de temas sociais contextualizado promove uma interação mais efetiva entre aluno-aluno e professor-aluno, faro observado na discussão do texto "Lixo Agrícola”; Necessidade de propostas de ensino que promova uma ação afetiva no contexto do aluno.