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Título:
Educação profissional e assistência estudantil nos
cursos técnicos: um estudo de caso no IFRS - Campus Sertão.
Resumo: O IFRS- Campus Sertão,
que atualmente expandiu a oferta de cursos técnicos e superiores,
é uma instituição cinquentenária, que ao longo
de sua trajetória, obteve notório reconhecimento regional
na formação de profissionais do campo. O presente trabalho
pretendeu contextualizá- la na história da educação
profissional brasileira, devido à sua relevância social para
a mesorregião onde está inserida. Resgataram-se os objetivos
de sua fundação e as mudanças institucionais ocorridas
ao longo do tempo em relação às práticas de
seleçgo discente e ao internato escolar, bem como, buscou-se desenhar
o perfil socioeconômico dos estudantes dos atuais cursos técnicos
oferecidos. Verificou-se, também, a opinião da comunidade
escolar sobre o destino das vagas do internato. Traçou-se um comparativo
entre o perfil socioeconômico dos alunos intemos e externos, a fim
de identificar aspectos que justifiquem ou não a oferta da residência
escolar a alunos de um determinado curso em detrimento dos demais. O presente
trabalho caracterizou-se pelo uso da técnica de estudo de caso,
optando-se por uma pesquisa em duas etapas. A primeira etapa exploratória
(qualitativa) visou identificar fatores históricos relevantes sobre
o IFRS - Campus Sertgo e colher a opinião de profissionais da educação
sobre a assistência estudantil, com ênfase na moradia escolar.
A segunda etapa descritiva (quantitativa) objetivou identificar o perfil
socioeconômico dos estudantes dos cursos técnicos oferecidos
pela instituição e investigar a necessidade de ampliação
de políticas assistenciais para a permanência e conclusão
dos cursos. Diante da análise empreendida, verificou-se que a criação
do IFRS - Campus Sertão respondeu às metas políticas
do governo da época, oferecendo o ensino agrícola para os
filhos de agricultores, embora esse tipo de ensino sempre enfrentou uma
demanda maior que a oferta de vagas, necessitando, então, de um
critério de seleção para ingresso. Vários
métodos de seleção de alunos foram experimentados,
a fim de dar oportunidades aos alunos desfavorecidos economicamente e
com perfil para atuação no campo. O internato escolar configura-se
como uma das mais significativas ações de assistência
estudantil da instituição, mas, precisa ser reestruturado
para atuar como efetiva assistência estudantil promovendo a inclusão
e a justiça social. |
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