Maqueli Elizabete Piva Dissertação na íntegra
 

Título: Educação profissional e assistência estudantil nos cursos técnicos: um estudo de caso no IFRS - Campus Sertão.

Resumo: O IFRS- Campus Sertão, que atualmente expandiu a oferta de cursos técnicos e superiores, é uma instituição cinquentenária, que ao longo de sua trajetória, obteve notório reconhecimento regional na formação de profissionais do campo. O presente trabalho pretendeu contextualizá- la na história da educação profissional brasileira, devido à sua relevância social para a mesorregião onde está inserida. Resgataram-se os objetivos de sua fundação e as mudanças institucionais ocorridas ao longo do tempo em relação às práticas de seleçgo discente e ao internato escolar, bem como, buscou-se desenhar o perfil socioeconômico dos estudantes dos atuais cursos técnicos oferecidos. Verificou-se, também, a opinião da comunidade escolar sobre o destino das vagas do internato. Traçou-se um comparativo entre o perfil socioeconômico dos alunos intemos e externos, a fim de identificar aspectos que justifiquem ou não a oferta da residência escolar a alunos de um determinado curso em detrimento dos demais. O presente trabalho caracterizou-se pelo uso da técnica de estudo de caso, optando-se por uma pesquisa em duas etapas. A primeira etapa exploratória (qualitativa) visou identificar fatores históricos relevantes sobre o IFRS - Campus Sertgo e colher a opinião de profissionais da educação sobre a assistência estudantil, com ênfase na moradia escolar. A segunda etapa descritiva (quantitativa) objetivou identificar o perfil socioeconômico dos estudantes dos cursos técnicos oferecidos pela instituição e investigar a necessidade de ampliação de políticas assistenciais para a permanência e conclusão dos cursos. Diante da análise empreendida, verificou-se que a criação do IFRS - Campus Sertão respondeu às metas políticas do governo da época, oferecendo o ensino agrícola para os filhos de agricultores, embora esse tipo de ensino sempre enfrentou uma demanda maior que a oferta de vagas, necessitando, então, de um critério de seleção para ingresso. Vários métodos de seleção de alunos foram experimentados, a fim de dar oportunidades aos alunos desfavorecidos economicamente e com perfil para atuação no campo. O internato escolar configura-se como uma das mais significativas ações de assistência estudantil da instituição, mas, precisa ser reestruturado para atuar como efetiva assistência estudantil promovendo a inclusão e a justiça social.