|
Título:
A Pedagogia de Projetos na Aprendizagem Participativa de Alunos da Educação
Profissional Utilizando a Produção de Mudas de Alface
Resumo: Esta pesquisa foi realizada
no Campus de Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Avaliou-se a aprendizagem
pela utilização da Pedagogia de Projetos. A temática
empregada foi a produção de mudas de alface em substratos
alternativos, comumente empregados na olericultura regional, desenvolvida
com alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária
integrado ao ensino médio. O desenvolvimento se deu de forma teórico-prático
com a participação interdisciplinar de servidores docentes
e administrativos, cobrindo as bases transversais à problemática.
Todas as etapas da produção foram planejadas, executadas
e avaliadas com os discentes. A avaliação da aprendizagem
foi realizada com o emprego de questionários estruturados temporalmente
distribuídos. Ficaram caracterizados no processo de ensino-aprendizagem
ganhos significativos dos discentes, observados nos resultados das avaliações
realizadas, evidenciando a viabilidade na utilização da
pedagogia de projeto no ambiente de estudo. O substrato de melhor desempenho
foi o elaborado pelos alunos, sendo melhor inclusive que o comercial utilizado
na região. |
|