Manoel Batista Grifo Cabral Dissertação na íntegra
 

Título: A Pedagogia de Projetos na Aprendizagem Participativa de Alunos da Educação Profissional Utilizando a Produção de Mudas de Alface

Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Campus de Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Avaliou-se a aprendizagem pela utilização da Pedagogia de Projetos. A temática empregada foi a produção de mudas de alface em substratos alternativos, comumente empregados na olericultura regional, desenvolvida com alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. O desenvolvimento se deu de forma teórico-prático com a participação interdisciplinar de servidores docentes e administrativos, cobrindo as bases transversais à problemática. Todas as etapas da produção foram planejadas, executadas e avaliadas com os discentes. A avaliação da aprendizagem foi realizada com o emprego de questionários estruturados temporalmente distribuídos. Ficaram caracterizados no processo de ensino-aprendizagem ganhos significativos dos discentes, observados nos resultados das avaliações realizadas, evidenciando a viabilidade na utilização da pedagogia de projeto no ambiente de estudo. O substrato de melhor desempenho foi o elaborado pelos alunos, sendo melhor inclusive que o comercial utilizado na região.