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Título:
A construção dos conceitos matemáticos
na realidade do mundo agrário.
Resumo: A pesquisa deste
trabalho foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES
(EAFST-ES), envolvendo os alunos da Educação Profissional
e do Ensino Médio em concomitância interna. Os alunos envolvidos
nos projetos de Olerícolas e Culturas Anuais executavam, paralelamente,
projetos de ação, que envolviam os conceitos matemáticos
utilizados na realidade prática dos projetos da Educação
Profissional. Assim, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar
através de métodos de projeto para religar os saberes, trabalhamos:
A Construção dos Conceitos Matemáticos na Realidade
do Mundo Agrário. Várias são as fundamentações
e abordagens teóricas que buscamos para dar significado aos estudos
dos conceitos matemáticos que foram utilizados na área agrária.
Os alunos sujeitos da pesquisa estavam envolvidos em cursos de diferentes
modalidades de estudos, fazendo ao mesmo tempo, o Ensino Médio
e Profissional em horários diferentes. Na Educação
Profissional, uns alunos estudavam o componente curricular de Olericultura,
e outros alunos o componente de Culturas Anuais. O estudo teve como objetivo
propor um novo quadro conceitual e uma metodologia para trabalhar o ensino
de Matemática, para desenvolver os conceitos matemáticos
articulados com a realidade do mundo agrário, tornando-os mais
atraentes e significativos, proporcionando-lhes uma melhor compreensão
para utilizá-los com competência nas resoluções
dos problemas da vida diária e do trabalho, e de outras situações
que exigem a transposição desse saber para o prosseguimento
nos estudos. Os resultados obtidos mostram uma grande diversidade no desenvolvimento
cognitivo devido às diferenças individuais, culturais e
sociais, sendo que os fatores intrínsecos e extrínsecos
influenciam fortemente nesse desenvolvimento. Devido à complexidade
do ser humano, a pesquisa baseou-se no estudo exploratório dos
dados, utilizando procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa,
na busca de solucionar ou minimizar a problemática que passa o
ensino de matemática na EAFST, por meio de um trabalho interdisciplinar
e transdisciplinar, religando os saberes e transcendendo-os para outras
situações de convívio social, econômico e político.
Nessa perspectiva, praticamos a Pedagogia da Inclusão, preocupados
com a formação geral e profissional do ser humano para inseri-lo
no meio social, exercendo a sua cidadania para viver dignamente numa sociedade
competitiva e excludente. Está fundamentada por conhecimentos epistemológicos
e filosóficos de diferentes teorias devido à complexidade
do ser humano. |
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