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Título:
A Educação Física no Ensino Agrícola
Federal do Rio Grande do Sul: um estudo a partir da Pedagogia Crítico-Social
dos Conteúdos.
Resumo: escola, através
de suas práticas pedagógicas, pode contribuir na reprodução
ou na transformação das relações sociais e
econômicas de uma sociedade. Com isso, questiona-se como se dá
a inserção da Educação Física Escolar
em nossa realidade social. Será ela apenas uma disciplina responsável
pela prática do treinamento desportivo e de lazer, sem qualquer
preocupação em contribuir para a formação
cidadã do educando? O objetivo desse trabalho é identificar
a tendência pedagó gica predominante nas aulas de Educação
Física das instituições federais de ensino técnico
profissionalizante do Rio Grande do Sul e verificar se essas instituições
estão cumprindo com seu papel a partir do trabalho realizado nessa
disciplina. Por isso, se discute qual a missão destas instituições
na educação agrícola, como organizam suas unidades
de ensino e, também, apresenta-se um histórico da disciplina
de Educação Física e como está configurada
atualmente. O trabalho faz um resgate do atual cenário da Educação
Física e da Educação Agrícola no Brasil, bem
como, de suas respectivas diretrizes curriculares na legislação
vigente. Além disso, é apresentada uma leitura das Tendências
Pedagógicas Liberais (Tradicional, Não-Diretiva, Progressivista
e Tecnicista) e das Tendências Pedagógicas Progressistas
(Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos),
segundo José Carlos Libâneo. A pesquisa foi realizada no
Centro Federal de Educação Tecnológica de São
Vicente do Sul – CEFETSVS, no Centro Federal de Educação
Tecnológica de Bento Gonçalves – CEFETBG e na Escola
Agrotécnica Federal de Alegrete – EAFA, com alunos do ensino
médio, concomitante com o ensino técnico agrícola,
no ano letivo de 2008. Também contou com a colaboração
e participação dos professores de Educação
Física dessas instituições. Pesquisou-se a função
da escola, os conteúdos ministrados, os métodos de ensino,
a relação professor-aluno, os pressupostos de aprendizagem,
a importância da Educação Física Escolar e
quais suas contribuições para o ensino agrícola.
Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários
com perguntas abertas e fechadas. Conclui-se que as tendências pedagógicas
não aparecem em sua forma pura e exclusiva, mas busca nas formas
pedagógicas de várias tendências para servir de apoio
à sua aplicação. Verificou-se que a tendência
pedagógica predominante nas aulas de Educação Física
de educação agrícola é a Liberal Tecnicista,
reflexo da função da escola no ensino técnico agrícola.
A partir dessas reflexões, é proposta a “Tendência
Pedagógica Progressista Crítico-social dos Conteúdos”
como a tendência que pode contribuir de uma forma mais efetiva ao
ensino no que diz respeito à formação do indivíduo
crítico, autônomo e consciente de seus atos. Dessa forma,
é possível que os alunos tenham acesso a qualquer manifestação
cultural que auxilie para o seu desenvolvimento como um todo, principalmente,
na disciplina de Educação Física nas instituições
federais de ensino profissionalizante, que trabalham com educação
agrícola. Comprovou-se que o trabalho é viável e
que merece ter continuidade com a tentativa de envolver outras disciplinas
na pedagogia proposta visando a formação integral do cidadão. |
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