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Título:
Um estudo sobre a inserção de disciplinas
de empreendedorismo nos cursos técnicos no Colégio Agrícola
de Camboriú
Resumo: Empreendedorismo
não é ainda uma ciência, embora esteja entre as áreas
em que mais se pesquisa e se publica. Sabe- se, porém que empreendedorismo
é um fenôme no cultural, ou seja, é fruto de hábitos,
práticas e valores das pessoas. Empreender é, acima de tudo,
uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade
de um indivíduo, isolado ou integrado num organismo, para identificar
uma oportunidade e para concretizá- la com o objetivo de produzir
um novo valor ou um resultado econômico. Atualmente a educação
profissional procura se ajustar às demandas de um mercado de trabalho
e das inovações tecnológicas, a fim de proporcionar
ao alunado acesso as novas tecnologias e o ajustamento de um determinado
conjunto de habilidades e competências através da apreensão
do conhecimento, do saber científico e tecnológico, do saber
fazer, de habilidades ou domínios operacionais e do saber ser,
atitudes indispensáveis nas decisões. Assim, o objetivo
principal desta pesquisa foi de investigar e identificar junto a alunos
egressos dos cursos técnicos do Colégio Agrícola
de Camboriú, as necessidades educacionais sobre empreendedorismo
que deverão ser atendidas na elaboração da grade
curricular dos Cursos Técnicos do Colégio Agrícola
de Camboriú. Verificou-se, ainda, a percepção que
os egressos empreendedores têm sobre empreendedorismo, pontos fortes
e pontos fracos agregados no decorrer do curso técnico por eles
concluído, bem como, se o Colégio Agrícola de Camboriú
poderia ter fornecido melhores meios para facilitar o ato de empreender.
A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva, com análises
quantitativas e qualitativas. Foram aplicados questionários à
trinta e dois egressos empreendedores atuantes em vários ramos
de negócios dentro da cadeia produtiva. Durante realização
das pesquisas com os egressos empreendedores do Colégio
Agrícola de Camboriú observou-se que há necessidades
educacionais relativas ao empreendedorismo, e que podem ser abrangidas
pelas grades curriculares dos cursos técnicos nesta instituição.
Os egressos empreendedores na sua maioria foram motivados por oportunidades
como: relacionamentos com familiares, formação técnica,
percepção de necessidade local e por estímulos de
amigos. Definiram como característica empreendedora mais importante
para solucionar os problemas de gestão: a criatividade, a autoconfiança,
a habilidade e a capacidade de adaptação. Das dificuldades
encontradas na gestão do seu negócio, teve como destaque
a falta de capital e falta de planejamento. Na sua maioria os egressos
empreendedores declaram em ter uma boa visão empreendedora. Percebe-se
ser imprescindível que os conteúdos programáticos
das disciplinas sejam cuidadosamente planejados. O estudo conclui que
a inserção da disciplina de empreendedorismo na grade curricular
dos Cursos técnicos do Colégio Agrícola de Camboriú
será de grande importância na formação dos
futuros técnicos.
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