Luiz Gaspar Fensterseifer Dissertação na íntegra
 

Título: Estratégias pedagógicas para o ensino da viticultura no curso técnico em viticultura e enologia do IFRS – Campus Bento Gonçalves

Resumo: Esta dissertação busca fazer uma análise do modo como os alunos do Curso Técnico em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul veem as disciplinas que abordam temas ligados à viticultura e propor estratégias para que essas disciplinas sejam vistas com a real importância que apresentam para o aprendizado, visando à elaboração de vinhos de qualidade. Abordou-se a importância da formação do profissional técnico para a competitividade do setor vitivinícola. Na primeira parte do trabalho, correspondente ao referencial teórico, faz-se um apanhado sobre estratégias e métodos de ensino, sobre a educação profissional e tecnológica com um histórico da mesma no Brasil e também um histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Nessa primeira parte, abordou-se também a vitivinicultura no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, evidenciando-se a importância dessa atividade econômica, o potencial de alguns produtos que se têm destacado, a exemplo do suco de uva e dos vinhos espumantes, bem como perspectivas novas de trabalho ligadas ao setor que se abrem como oportunidades para os alunos formados no curso. Numa segunda parte, trata-se da metodologia empregada no trabalho e da análise da aplicação dos questionários e das estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas, a saber, palestra e prática de análise sensorial. Na terceira parte, discutem-se os resultados, e apresentam-se as considerações finais.