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Título:
Estratégias pedagógicas para o ensino da viticultura no
curso técnico em viticultura e enologia do IFRS – Campus
Bento Gonçalves
Resumo: Esta dissertação
busca fazer uma análise do modo como os alunos do Curso Técnico
em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul veem as disciplinas que
abordam temas ligados à viticultura e propor estratégias
para que essas disciplinas sejam vistas com a real importância que
apresentam para o aprendizado, visando à elaboração
de vinhos de qualidade. Abordou-se a importância da formação
do profissional técnico para a competitividade do setor vitivinícola.
Na primeira parte do trabalho, correspondente ao referencial teórico,
faz-se um apanhado sobre estratégias e métodos de ensino,
sobre a educação profissional e tecnológica com um
histórico da mesma no Brasil e também um histórico
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul. Nessa primeira parte, abordou-se também a
vitivinicultura no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, evidenciando-se
a importância dessa atividade econômica, o potencial de alguns
produtos que se têm destacado, a exemplo do suco de uva e dos vinhos
espumantes, bem como perspectivas novas de trabalho ligadas ao setor que
se abrem como oportunidades para os alunos formados no curso. Numa segunda
parte, trata-se da metodologia empregada no trabalho e da análise
da aplicação dos questionários e das estratégias
de ensino-aprendizagem aplicadas, a saber, palestra e prática de
análise sensorial. Na terceira parte, discutem-se os resultados,
e apresentam-se as considerações finais. |
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